ECT
A Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, adiante designada por Escola ou por ECTUÉ, é uma unidade orgânica da Universidade de Évora, constituindo-se como centro de criação de saber, de ciência fundamental e aplicada, da sua transmissão e difusão, visa organizar e ministrar os ensinos universitários de 1.º e de 2.º ciclos e ministrar formação ao longo da vida.
Publicado em 29.04.2020
Após terem sido recentemente encontrados na Praia da Costa do Norte, a norte de Sines, dois ossos de grandes dimensões, possivelmente de baleia, foram colocados num espaço público, junto ao Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, instalado em Sines, onde trabalham investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.  
Publicado em 11.03.2020
Prof. Anthony Burke distinguido como Fellow da ChemPubSoc Europe
Publicado em 05.02.2020
O fórum, promovido pela empresa Crimolara e sua representada Atens, teve lugar no dia 31 de janeiro no CNEMA, em Santarém, onde a Profª Isabel Brito deu a conferência introdutória e participou na mesa redonda final.
Publicado em 04.02.2020
A equipa de investigadores do projeto AQUAPOLLIS+, coordenado por Teresa Cruz, investigadora do MARE, com base em problemas anteriormente identificados, testaram e compararam a sobrevivência e o crescimento dos percebes em três sistemas de cultivo diferentes, do ponto de vista da sua viabilidade biológica e económica.
Publicado em 03.02.2020
Elsa Duarte, diretora do programa de Doutoramento em Ciências Veterinárias da Universidade de Évora (UÉ), foi reconhecida com o grau De Facto Diplomate, atribuído pela Comissão Executiva do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária (ECVM).
Publicado em 20.12.2019
Rui Dias, professor do Departamento de Geociências da Universidade de Évora (UÉ), investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT) e diretor do Centro de Ciência Viva de Estremoz, viu reconhecido o mérito do trabalho que desenvolveu ao longo da sua carreira profissional e foi aprovado como membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.
De 11.10.2019 | 10:00 a 11.10.2019 | 17:00
O projeto “AL Percebe”,  tem como principal objetivo a avaliação e melhoria do estado atual do percebe no Cabo de Sines, e a alteração da gestão da sua apanha através da transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores.
Publicado em 30.09.2019
O projeto “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo” (ZOM 3-D) está a lançar uma série de mini-vídeos sobre as suas atividades e a importância da geologia e os recursos minerais nas nossas vidas.
Publicado em 30.09.2019
"Apenas 9% do plástico utilizado é reciclado. Ainda que a maioria dos plásticos sejam produzidos em centros urbanos, tem-se verificado um aumento do uso de plásticos na agricultura. Se não foram tratados ou reciclados, estes podem ficar nos solos, e entrar nos alimentos sobre a forma de micropartículas prejudiciais à nossa saúde." Para impulsionar um comportamento alinhado com os princípios da economia circular, encorajando as boas práticas, e ao mesmo tempo desenvolver uma possível solução para o problema dos plásticos na agricultura, pela produção de carvão activado, a Universidade de Évora é uma das entidades parceiras do projeto PlaCarvões.
Publicado em 27.09.2019
O Paleo Fall Meeting 2019 está a decorrer até dia 28 de setembro no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ), congresso na área da Paleontologia que conta com uma exposição de fósseis portugueses.
Publicado em 20.09.2019
A Universidade de Évora (UÉ) recebeu esta segunda-feira, dia 16 de setembro, os novos estudantes que ingressaram no ensino superior. A Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, deu as boas-vindas aos cerca de 1000 estudantes que ficaram colocados na UÉ na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2019/2020.
Publicado em 20.09.2019
Estivemos à conversa com o paleontólogo Octávio Mateus, vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Alumni UÉvora, que deu as boas-vindas aos novos estudantes, numa sessão que decorreu no dia 16 de setembro de 2019, no Colégio do Espírito Santo, inspirando-os para esta nova etapa das suas vidas, "senti que estava a descobrir o mundo (...) foi uma experência absolutamente extraordinária!", referiu.
Publicado em 20.09.2019
Opinião de António Heitor Reis Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, pretende abolir a carne de vaca da ementa das 14 cantinas daquela instituição de Ensino Superior, a partir de janeiro de 2020.
Publicado em 19.09.2019
O projeto “ET STED Å VÆRE”, desenvolvido por alunos do terceiro ano da licenciatura em arquitectura paisagista da Universidade de Évora (UÉ) foi premiado no 56th IFLA World Congress 2019, um concurso mundial que decorreu em Oslo (Noruega), entre 18 e 20 de setembro.
Publicado em 17.09.2019
Os SASUE, continuando a promover ações de simplificação de procedimentos, disponibilizam a partir deste ano letivo a aquisição e reserva de senhas de refeição no SIIUE.
Publicado em 12.09.2019
O número de estudantes internacionais matriculados em Licenciaturas e Mestrados Integrados registou este ano um aumento na ordem dos 50% em relação ao ano letivo anterior, dados que confirmam a tendência de crescimento dos últimos anos, numa altura em os resultados da 3ª fase de candidaturas estão ainda por apurar.
Publicado em 11.09.2019
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ) é parceira do projeto europeu eeres4water que pretende otimizar a gestão de energia de todo o ciclo da água com recurso a energias renováveis.
Publicado em 10.09.2019
A Universidade de Évora (UÉ) acolhe nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Congresso Internacional de Atividades Aquáticas (CIAA) Évora 2019 promovido pelo Departamento de Desporto e Saúde (Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora) e pela Associação Iberoamericana de Educación Acuática, Especial e Hidroterapia (AIDEA).
Publicado em 10.09.2019
Três representantes portugueses alcançaram três medalhas nas finais do Internacional Earth Science Olympiad (IESO 2019) que decorreu de 26 de Agosto a 3 de Setembro em Daegu, na Coreia do Sul.
Publicado em 08.09.2019
Aproximadamente 1000 novos estudantes ficaram colocados na Universidade de Évora (UÉ) na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2019/2020, 88% dos quais escolheram a UÉ como primeira opção.
Publicado em 21.08.2019
Pela primeira vez na história, Portugal estará representado nas Olimpíadas com uma equipa na modalidade Equestre – Ensino. Duarte Nogueira com Beirão AR, da Coudelaria de Alter, cuja Unidade Clínica é assegurada pela Universidade de Évora (UÉ), integram a equipa apurada para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, no Campeonato da Europa da modalidade, a decorrer em Roterdão até 25 de agosto.
Publicado em 02.08.2019
No passado dia 27 de Julho de 2019 a Universidade Saudável da Universidade de Évora, em cooperação com a ZEA, concretizaram a primeira fase de uma campanha solidária de colheita de frutos produzidos no Polo da Mitra. Esta campanha é levada a cabo por voluntários, maioritariamente ligados à Universidade de Évora mas também conta com a participação de pessoas externas. Os frutos recolhidos foram distribuídos por instituições de apoio social da cidade de Évora e pelos Serviços de Acção Social da Universidade de Évora.  
Em 16.04.2019
Na sequência dos resultados da 1.ª fase de seriação 2019/2020 relativa a candidaturas à Universidade de Évora, decorrem as Matrículas de colocados através do  Concurso para Acesso e Ingresso de Estudantes Internacionais em Licenciaturas e Mestrado Integrado e do Concurso para Ingresso em Doutoramentos, Mestrados e Pós-Graduações    
Publicado em 29.03.2019
A Reitora da Universidade de Évora (UÉ) entregou ao Primeiro-Ministro António Costa, um plano para a Cartografia Geotécnica da região dos Mármores de Estremoz-Borba-Vila Viçosa, proposto por geólogos da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UÉ. O documento entregue por ocasião da cerimónia de doutoramento honoris causa aos cientistas Alexandre Quintanilha e Pat Sandra, no dia 25 de março, é o contributo da Universidade para o “Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica”, recentemente aprovado pelo Governo.
Em 14.04.2019
O Município de Idanha-a-Nova através do seu Gabinete de Turismo vem por este meio divulgar a atividade de Turismo de Natureza - Percurso Pedestre “Rosa Albardeira” que decorrerá em Toulões  
Em 13.03.2019
E se fosse hoje? Jornada de Evocação do Sismo de 1969  
De 01.02.2019 a 05.07.2019
Abertura de Candidaturas à Universidade de Évora para 2019/2020       
Publicado em 31.01.2019
A Sociedade Portuguesa de Botânica (SPBotânica) está a promover a campanha ‘Apadrinhe uma Planta da Lista Vermelha’, convidando toda a comunidade a contribuir para a conclusão do projeto ‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’, através do apadrinhamento de uma das 25 espécies ameaçadas selecionadas de entre as 620 plantas-alvo do projeto.  
Publicado em 24.01.2019
O Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UE) apresenta, pelo décimo segundo ano consecutivo, o Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso na Universidade (CPM). O CPM pretende ajudar os alunos que queiram ingressar no Ensino Superior a consolidar e reforçar os seus conhecimentos em Matemática e a prepararem-se para os exames de admissão ao Ensino Superior. Dar-lhes uma cultura Matemática e o conhecimento de alguns tópicos de Matemática de nível superior que os coloca numa posição vantajosa para a realização das disciplinas de Matemática na Universidade. Além disso, permite aos alunos contactarem com a comunidade universitária cientifica.Este curso dedicado a alunos que frequentem o 12º ano do Ensino Secundário, que pretendem preparar-se para os exames Nacionais de Matemática A, e também a quem pretende ingressar no Ensino Superior através do programa de acesso para maiores de 23 anos, funcionará este ano na versão presencial.O CPM é lecionado por professores do Departamento de Matemática.As candidaturas para o CPM, este ano lectivo 2018/2019, estarão abertas até o dia 5 de janeiro de 2019. As matriculas decorrem até ao dia 15 de janeiro, iniciando-se o curso no dia 21 do mesmo mês. Este curso decorre até 15 de junho de 2019.O CPM é constituído por módulos, sendo o último reservado à resolução de exercícios de exame. Mais informações sobre o CPM em http://www.dmat.uevora.pt/ensino/Curso-Preparatorio-de-Matematica-para-o-Ingresso-na-Universidade e em http://www.ect.uevora.pt/Formacao/Cursos-ECT/  
De 07.07.2019 a 12.07.2019
The International Meiofauna Conference is the major assembly for scientists to present and share advances in meiofaunal research. Since 1969, leading meiofauna specialists from around the world have been meeting every 3 years to exchange ideas and experiences in diverse fields of Meiofauna research. Conference participants include researchers from many scientific backgrounds (e.g. taxonomists, ecologists, modellers, etc.) and different levels of experience (e.g. students, early career scientists and senior scientists).
Em 30.01.2019
A Universidade de Évora acolhe a 5ª edição do Workshop em Ciências da Terra, Atmosfera e Espaço (WCTAE 2019) que terá lugar no dia 30 de Janeiro de 2019.
Publicado em 22.01.2019
O Ano de 2019 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pela UNESCO como o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019) celebrando assim os 150 anos desde que foi criada pelo químico russo Dimitry Mendeleiev com os 63 elementos conhecidos à data.
Publicado em 22.01.2019
VI Workshop on Computational Data Analysis and Numerical Methods (VI WCDANM), University of Beira Interior (UBI), Covilhã-Portugal, June 27-29, 2019.
Publicado em 10.01.2019
A Universidade de Évora (UÉ) recebe, pela primeira vez, uma eliminatória regional do FameLab, o mais popular concurso internacional de comunicação de ciência.
Publicado em 25.10.2018
Os 25 anos do Curso de Biologia na Universidade de Évora (UÉ) foram assinalados através de um evento comemorativo que reuniu, no passado dia 20 de outubro, no Colégio do Espirito Santo,  professores, investigadores e atuais e antigos alunos da licenciatura em Biologia.
Publicado em 24.05.2018
O Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano foi inaugurado no dia 21 de maio, no sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes. Esta é uma iniciativa do Município de Odemira e da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, que decorre do projeto LIFE Charcos, que tem por objetivo promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais e turistas para a importância dos Charcos Temporários Mediterrânicos, um habitat de grande biodiversidade e riqueza ambiental.
Publicado em 24.05.2018
Carlos A. Braumann, nascido em Lisboa em 1951, é, desde março de 2018, professor catedrático aposentado da Universidade de Évora, tendo ingressado nesta Universidade em 1975 e nela desenvolvido quase toda a sua carreira académica. A última Lição deste professor de matemática decorreu , dia 23 de maio no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.
Publicado em 11.05.2018
Mourad Bezzeghoud, investigador do Instituto de Ciências da Terra da UÉ, sublinha a necessidade de dotar o nosso país de construção antissísmica. O alerta foi deixado numa sessão que decorreu no Fórum Lisboa no passado dia 12 de abril.
Publicado em 06.05.2016
A Escola de Ciências e Tecnologia está empenhada na apresentação do Recurso Educacional Aberto - “Meteorologia em linha”. Este recurso digital foi concebido e produzido a partir das lições do Professor João Corte-Real por docentes da Escola de Ciências e Tecnologia e com o apoio dos Serviços de Informática. O seu desenvolvimento foi financiado pelo Projeto FCT 92/ID/2014 FCT no âmbito do concurso “Partilha e divulgação de experiências em inovação didática no ensino superior Português”.    
Publicado em 27.01.2016
Os Laboratórios de Virologia Vegetal e de Micologia prestam serviço de diagnóstico de patogénios assim como apoio aos agricultores na área da patologia de plantas.
De 01.04.2019 | 09:00 a 12.04.2019
A formação visa desenvolver competências no âmbito das energias renováveis.
Publicado em 24.01.2019
O Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UE) apresenta, pelo décimo segundo ano consecutivo, o Curso Preparatório de Matemática para o Ingresso na Universidade (CPM). O CPM pretende ajudar os alunos que queiram ingressar no Ensino Superior a consolidar e reforçar os seus conhecimentos em Matemática e a prepararem-se para os exames de admissão ao Ensino Superior. Dar-lhes uma cultura Matemática e o conhecimento de alguns tópicos de Matemática de nível superior que os coloca numa posição vantajosa para a realização das disciplinas de Matemática na Universidade. Além disso, permite aos alunos contactarem com a comunidade universitária cientifica.Este curso dedicado a alunos que frequentem o 12º ano do Ensino Secundário, que pretendem preparar-se para os exames Nacionais de Matemática A, e também a quem pretende ingressar no Ensino Superior através do programa de acesso para maiores de 23 anos, funcionará este ano na versão presencial.O CPM é lecionado por professores do Departamento de Matemática.As candidaturas para o CPM, este ano lectivo 2018/2019, estarão abertas até o dia 5 de janeiro de 2019. As matriculas decorrem até ao dia 15 de janeiro, iniciando-se o curso no dia 21 do mesmo mês. Este curso decorre até 15 de junho de 2019.O CPM é constituído por módulos, sendo o último reservado à resolução de exercícios de exame. Mais informações sobre o CPM em http://www.dmat.uevora.pt/ensino/Curso-Preparatorio-de-Matematica-para-o-Ingresso-na-Universidade e em http://www.ect.uevora.pt/Formacao/Cursos-ECT/  
De 21.01.2019 a 15.06.2019
O CPM pretende ajudar os alunos que queiram ingressar no Ensino Superior a consolidar e reforçar os seus conhecimentos em Matemática e a prepararem-se para os exames de admissão ao Ensino Superior.
Prémios e Distinções
Prémios e Distinções
O “Prémio ICNF – Uma Ideia Natural” foi atribuído pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao projeto “Recuperação de valores naturais – habitats e espécies de zonas húmidas temporárias”, coordenado por Carla Cruz, investigadora e professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora (UÉ).
Prémios e Distinções
O Departamento de Física, a Escola de Ciências e Tecnologia e o Instituto de Ciências da Terra congratulam-se pela nomeação do nosso colega Prof. ANTÓNIO CORREIA para Vice-Presidente do Geohazard Task Group da International Union of Geological Sciences, em 2017.
Prémios e Distinções
Melhor estágio de Engenharia Mecânica de 2017 da Ordem dos Engenheiros, atribuído ao Licenciado em Engenharia Mecatrónica pela Universidade de Évora, André Fernando Pires Mendes.