III ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA

A Comissão de Curso de Licenciatura em Geografia, o Departamento de Geociências e a Escola de Ciências e Tecnologia destacam a realização a 23 e 24 de março, na Universidade de Évora, do III Encontro Nacional de Estudantes de Geografia (ENEG´23).

A inscrição no encontro engloba a assistência às diversas palestras, uma saída de campo e um diploma de participação, para além do programa social. Os estudantes têm ocasião de submeter resumos de trabalhos para apresentação e discussão.

Os contactos devem ser estabelecidos através de enegeografia@gmail.com ou nos canais alternativos, Facebook ou Instagram (@enegeografia).

Este evento, iniciativa de estudantes de geografia das diversas academias do país, mas com forte representação dos estudantes da licenciatura da nossa Escola apresenta, neste 3º ano de edição, um amplo programa científico. Como referem os organizadores, o evento surge da necessidade de combater o isolamento das várias Escolas juntando, na Universidade de Évora, cerca de 170 estudantes de vários pontos do país para discutirem com professores e profissionais reputados, temas fundamentais da geografia portuguesa. O ENEG´23 constitui ainda oportunidade para a promoção das relações institucionais e afetivas com as unidades de investigação da área, com parceiros institucionais e cerca de 20 palestrantes de referência.

PROGRAMA:

23 de março de 2022

10:00-10:30 -> Sessão de Abertura (Direção ECT-UÉ, Direção Curso Licenciatura UÉ, Comissão Científica UÉ, Comissão Organizadora UÉ)

11:00-12:30 -> Conferência de Abertura (Orador: Prof. Jorge Gaspar) “O fazer e refazer da Geografia de Portugal – que papel para os geógrafos?”

14:00-15:00 -> Mesa Redonda 1 (Participantes: Prof. José Luís Zêzere, Fantina Tedim, Maria José Roxo, Jorge Trindade): “Riscos em Portugal num contexto de alterações climáticas: perspetivas a curto prazo”

15:45-17:15 -> Visita de Estudo ao Centro Histórico de Évora (Orientação: Profª Domingas Simplício)

17:30-18:30 -> Sessão de apresentação de comunicações de estudantes

21:30-22:30 -> Café Geográfico: Ser geógrafo – desafios e oportunidades no mercado de trabalho

24 de março de 2022

09:00-10:30 -> Conferência Plenária 1 (Oradora: Profª. Teresa Pinto Correia) “A Geografia Rural revisitada: processos de transição face aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”

11:00-12:30 -> Mesa Redonda 2 (Participantes: Prof. Paula Teles, Rosa Félix, Nuno Marques da Costa, João Figueira de Sousa): “Os desafios da mobilidade sustentável: do planeamento à operacionalização”

14:00-15:30 -> Mesa Redonda 3 (Participantes: Prof. Fátima Velez de Castro, Sérgio Claudino, Elsa Pacheco e José Afonso Teixeira): “O Ensino da Geografia na atualidade: ambiguidades entre a formação e a profissão.

15:45-16:30 -> Conferência Plenária 2 (Orador/autor: Prof. Álvaro Domingues): Apresentação do livro “Paisagem Portuguesa”

16:45-17:45 -> Conferência de Encerramento (Orador: Prof. João Luís J. Fernandes) “Uma Geografia relevante para uma sociedade inteligente”

17:45-18:00 -> Sessão de Encerramento com entrega de diplomas (Comissão Científica e Comissão Organizadora ENEG´23)

De 23.03.2023 a 24.03.2023