Laboratório da Água da Universidade de Évora reconhecido pelo rigor e qualidade: Acreditação pelo IPAC

Desde o seu início que o Laboratório da Água da Universidade de Évora (LAUE), assumiu o compromisso da execução de ensaios, na vertente de prestação de serviços e investigação, com o máximo rigor, credibilidade e isenção. Este compromisso assenta em três pilares fundamentais: capacidade técnica e científica; ambiente e equipamentos controlados; controle de qualidade com validação interna e externa.

O reconhecimento da competência técnica do LAUE, nos serviços disponibilizados e práticas laboratoriais, estende-se para além região, assumindo relevância nacional e internacional, que culminou com o reconhecimento do Instituto Português da Acreditação (IPAC), através da concessão da Acreditação em 21.12.2023, com base no referencial normativo NP EN ISO 17025:2018 “Requisitos Gerais de Competência para laboratórios de ensaio e calibração”.

A Acreditação constitui um processo de elevada complexidade que exige uma rígida implementação de políticas e procedimentos do Sistema de Gestão, tendo como principais objetivos: competência; independência; imparcialidade; confidencialidade; ética profissional.

O Laboratório da Água da Universidade de Évora (LAUE) tem como objetivo a pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas de análise de parâmetros físico-químicos e biológicos da água e dos ecossistemas associados.

Simultaneamente, tem trabalhado na permuta de conhecimento com empresas e instituições similares, nacionais e estrangeiras, dinamizando a transferência de conhecimento. Apoia igualmente a população local na avaliação da qualidade da água para diferentes usos.

O LAUE está vocacionado para a realização de colheitas de amostras e ensaios laboratoriais de acordo com os requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração (da norma NP EN ISO/IEC 17025) e das entidades regulamentadoras. Neste contexto, o Laboratório da Água disponibiliza serviços de colheita de amostras e serviços analíticos para avaliação da qualidade da água nos seus diferentes usos e de segurança alimentar. Realiza também estudos e pareceres na área ambiental, integrados na investigação que realiza.  Entre os serviços disponibilizados destacam-se, entre outros, análises físico-químicas, microbiológicas, biológicas e hidromorfológicas, para as quais é possível solicitar orçamento através do envio de um email.

Saber+

Publicado em 16.01.2024 portal da U.E.
Publicado em 22.01.2024