Na linha da frente da formação de novos professores

Notícia da CNN Portugal põe em destaque as licenciaturas que estão a ser lançadas, entre as quais a de Biologia e Geologia

Como noticiado neste portal, o Departamento de Biologia participa de maneira muito significativa na nova licenciatura de Biologia e Geologia.

Esta iniciativa enquadra-se numa política mais abrangente, assumida pelos departamentos da Escola de Ciências e Tecnologia, de oferta de ensino para a formação de professores dos níveis básico e secundário. Todas estas licenciaturas serão depois complementadas com os relevantes cursos de 2º ciclo de incidência sobretudo pedagógica. Iniciativa que não passou despercebida à CNN Portugal, numa reportagem onde louva a criação das licenciaturas de Biologia e Geologia, Física e Química, e Matemática.

Os professores são um esteio fundamental da cultura e da ciência, e do seu trabalho depende a literacia da população em geral, sem a qual todas as esperanças de desenvolvimento do País são nulas. E, em particular, deles depende a capacidade dos estudantes de avançarem para outros níveis de ensino, isto é, para as universidades e politécnicos.

Estas licenciaturas não são um regresso ao passado, são uma recuperação do futuro.

Poderá ser, como dizem na peça, uma «gota de água num oceano de necessidade de rejuvenescimento do corpo docente», face às necessidades de recrutamento futuras. Há primeiro que ver a que ponto esta oferta, para muitos arriscada pelo que consideram a falta de atrativo da carreira de professor, em grande parte devida aos erros da política do ministério da tutela (no modo como tem tratado a classe nas décadas recentes). Mas o aparecimento desta oferta formativa fora do âmbito das Escolas Superiores de Educação é, em si mesmo, um importante sinal de incentivo, para dissolver essa perceção.

Cabe às universidades assumir riscos como este, pois a visão pioneira é, na expressão jornalística, «o seu ADN». Cada nascente conta para alimentar o oceano. Havendo outras universidades e politécnicos a seguirem os passos da Universidade de Évora, nomeadamente nas áreas de Ciências e Tecnologia, representarão mais «gotas» — e a Universidade de Évora, e em específico a ECT, está já a fazer a sua parte.

Departamento de Biologia

Publicado em 12.07.2022