Mensagem do Diretor da ECT
O Ensino Superior atravessa, hoje, uma fase de transformação radical: a fluidez global do conhecimento, as exigências de um mercado de trabalho em constante mutação e a urgência de responder às crises climática, energética e digital exigem respostas arrojadas. É neste cenário desafiante que a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (ECT) se projeta e pretende afirmar-se como catalisadora de inovação e relevância.
Na ECT, a formação vai para lá das competências técnicas: trabalhamos para formar pensadores críticos e líderes proativos, capazes de antecipar necessidades emergentes e de construir cenários alternativos. Cada curso é concebido como um espaço de questionamento permanente, em que os estudantes são convidados a inovar e a apresentar soluções disruptivas.
A força motriz da nossa missão é a ciência aplicada com propósito. Queremos estabelecer ligações sólidas entre laboratórios de ponta e empresas regionais e nacionais, promovendo projetos colaborativos que respondem a desafios concretos: da otimização energética nas explorações agrícolas ao desenvolvimento de biotecnologias que gerem valor acrescentado. Queremos que a investigação se traduza em produtos, serviços e políticas públicas capazes de melhorar o quotidiano.
O êxito desta visão depende do empenho coletivo. Em primeiro lugar, dos nossos estudantes: a vossa curiosidade inspira a inovação pedagógica. Desde o primeiro ano, integramos-vos em projetos, hackathons e clubes de tecnologia; esperamos ver-vos criar startups, propor seminários e liderar iniciativas que projetem o potencial único da ECT no panorama académico.
A par dos estudantes, contamos com investigadores desafiadores e "audazes", dispostos a explorar fronteiras interdisciplinares, e com docentes empenhados em reinventar práticas letivas, incorporando metodologias ativas e realidade aumentada. O corpo técnico-administrativo é peça fundamental: trabalhamos para transformar processos burocráticos em sistemas de apoio ágeis. Desafiamos os nossos ex-alunos e parceiros empresariais a trazerem consigo recursos, estágios e desafios do «mundo real».
A digitalização assume-se hoje como vetor central de inovação pedagógica. Cada vez mais, as Universidades do nosso tempo, estão a utilizar plataformas adaptativas alimentadas por inteligência artificial, laboratórios virtuais em 3D e simulações interativas que reproduzem cenários complexos. Estas ferramentas personalizam trajetórias de estudo, monitorizam o progresso em tempo real e facilitam a colaboração remota. Ao criar ecossistemas de aprendizagem híbrida, garantimos não só a resiliência face a crises, mas também o acesso inclusivo ao saber. Na ECT, a título experimental, desejamos implementar ambientes digitais de aprendizagem que ultrapassem o mero ensino online.
Os desafios globais são muitos: transição energética, sustentabilidade ambiental e digitalização das cadeias de valor requerem soluções sistémicas. Mas é precisamente nestas áreas que se encontra a nossa oportunidade de impactar a região e o país. A convergência entre academia e setor produtivo potencia a geração de patentes, consultoria especializada e formação contínua, reforçando o nosso contributo para a comunidade.
A oferta formativa da ECT é ampla e estratégica a qual está associada aos vários departamentos que a constituem, nomeadamente: Biologia; Engenharia Mecatrónica; Engenharia Rural; Física; Fitotecnia; Geociências; Informática; Matemática; Medicina Veterinária; Paisagem, Ambiente e Ordenamento; Química e Bioquímica; Zootecnia. Esta diversidade fortalece abordagens interdisciplinares que respondem aos grandes desafios contemporâneos.
Faço um apelo à comunidade da ECT: unam-se a nós, tragam ideias inéditas, questionem paradigmas e construam, em conjunto, o futuro da Universidade de Évora. A excelência e o impacto são metas alcançáveis quando a criatividade e o rigor científico se unem em prol de um mundo mais sustentável e justo.
Fernando Manuel Lucas Carapau