A Herdade da Mitra como Mata Modelo

No periódico PontoECT nº 5 menciona-se a Rede de Matas Modelo, onde se inclui a Herdade da Mitra

No âmbito do Programa Regional de Ordenamento Florestal (PROF) coordenado pelo ICNF, que define a Rede Nacional de Matas Nacionais e Perímetros Florestais, caracterizam-se como "Matas Modelo" algumas áreas consideradas representativas duma gestão florestal sustentável.

Concebem-se as Matas Modelo como áreas de demonstração de modelos de intervenção — no âmbito do desenvolvimento de projetos de investigação, desenvolvimento, aplicação e monitorização de técnicas alternativas de gestão florestal e na gestão da biodiversidade e dos valores ambientais e culturais. Estando em "rede", visa-se facilitar a troca de ideias e de abordagens relativas à gestão florestal sustentável entre todas as Matas Modelo.

Dentro do perímetro da Subregião Homogénea Serra do Monfurado (SRH#18 do PROF do Alentejo), os 286,34 ha da Herdade da Mitra constituem uma das 7 Matas Modelo da NUTS II Alentejo. Este bem científico, administrado pela Universidade de Évora, já incluído nos documentos prospetivos da 1ª versão do PROF (2009), é naturalmente confirmado na atual versão, publicada através da Portaria n.º 18/2022.

Departamento de Biologia

Publicado em 21.12.2023
Fonte: Dep. Biologia