Investigadores da UÉ entre os mais citados do mundo em 2022

A última atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, desenvolvido pela Universidade de Stanford (EUA), destaca investigadores da Universidade de Évora (UÉ). São oito os investigadores da UÉ, de diversas áreas, entre os mais relevantes do mundo neste estudo desenvolvido pela universidade americana que analisou o impacto no último ano e ao longo da carreira de milhares de cientistas de todo o mundo.

Este estudo classifica anualmente os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas, de acordo com a SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas. O relatório apresenta duas listas, distinguindo os investigadores que apresentam a melhor performance, tendo em conta a influência e impacto alcançados na sua área, ao longo da carreira, e ainda os mais relevantes do ano anterior, neste caso, de 2022.

Na lista “Carreira”, a lista destaca António Ferreira Miguel, professor do Departamento de Física e investigador do Instituto de Ciências da Terra; António Heitor Reis, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Física e investigador no Instituto de Ciências da Terra; Giuseppe Catalanotti, professor do Departamento de Engenharia Mecatrónica; Manuel Collares Pereira, investigador coordenador convidado aposentado do Instituto de Investigação e Formação Avançada e Miguel Araújo, (CSIC), professor no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, investigador no Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e responsável da Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade.

No que se refere aos investigadores mais importantes de 2022, estão indicados Nuno Carlos Leitão, investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia; Soumodip Sarkar, professor do Departamento de Gestão e Investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia; Giuseppe Catalanotti, professor do Departamento de Engenharia Mecatrónica; António Ferreira Miguel, professor do Departamento de Física e investigador do Instituto de Ciências da Terra; Manuel Melo e Mota, professor aposentado do Departamento de Biologia e investigador do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e Miguel Araújo, professor no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, investigador no Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento  e responsável da Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade.

Para esta avaliação, a equipa da Universidade de Stanford avaliou mais de 200 mil investigadores em ambas as listas, tendo considerado os valores de citações, de acordo com a base de dados online da SCOPUS, amplamente utilizada para efeitos científicos.

Publicado em 23.11.2023