Descoberto novo comportamento de limpeza numa espécie de peixe ameaçada

O bordalo (Squalius alburnoides) é uma espécie endémica ameaçada da Península Ibérica. Uma equipa do MARE, CIBIO-BIOPOLIS e INESC-TEC, a trabalhar a partir do Departamento de Paisagem Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora, descobriu e relatou em artigo científico, publicado na revista científica “Journal of Fish Biology”, as primeiras observações de comportamento de limpeza entre peixes desta espécie. Esta descoberta foi realizada na Bacia do Rio Guadiana através de registos de vídeo subaquático em pegos, que são zonas de água permanente em rios temporários.

Os investigadores descobriram que alguns bordalos solicitam limpeza adotando para tal, uma posição imóvel conhecida como 'pose', que imediatamente induz aproximação e resposta de limpeza por parte de alguns membros da mesma espécie. "Este estudo expande a muito curta lista de peixes de água doce com hábitos colaborativos de limpeza dentro da mesma espécie" frisam os investigadores, sendo este tipo de comportamento colaborativo "particularmente importante para uma espécie ameaçada como é este bordalo, particularmente quando enfrenta perturbações sazonais muito fortes".

No estudo refere-se que "as perturbações como as reduções da água disponível e as temperaturas muito elevadas têm tendência a tornar-se cada vez mais marcantes no contexto das alterações climáticas que enfrentamos". Para além de ampliar a lista de espécies de peixes de água doce que se comportam como limpadores e simultaneamente se beneficiam desses comportamentos, o estudo agora divulgado, "contribui para preencher uma lacuna no conhecimento da ecologia comportamental dos peixes de água doce, enfatizando a importância do comportamento positivo mútuo dentro de uma espécie ameaçada, particularmente quando enfrenta perturbações sazonais.

Publicado em 25.10.2023