Notícias

Decorreu de 25 de julho a 9 de setembro de 2022 na Herdade da Mitra a 41ª edição do Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas (COMA 2022) direcionado para alunos da área da Agronomia, numa parceria entre a Universidade de Évora e o Centro de Formação Profissional e Évora do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Publicado em 04.10.2022

Os investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora (UÉ), Rui Salgado e Miguel Potes participaram recentemente no artigo científico “A framework for ensemble modelling of climate change impacts on lakes worldwide: the ISIMIP Lake Sector”, publicado na revista “Geoscientific Model Development”, liderado pela investigadora Malgorzata Golub do Departamento de Ecologia e Genética da Universidade de Uppsala, Suécia.

Publicado em 03.10.2022

Sandra Branco, médica veterinária e professora auxiliar do Departamento de Medicina Veterinária da Escola de Ciências e Tecnologia e responsável pelo Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital Veterinário da Universidade de Évora (HVetUE), participa em artigo sobre “Ciências veterinárias forenses - O lado invisível de uma luta desigual”, no qual destaca principalmente a maior perceção da sociedade relativamente aos maus-tratos para com os animais de companhia e as espécies silvestres protegidas.

Publicado em 26.09.2022

Carla Pinto Cruz, Professora no Departamento de Biologia e Investigadora do MED, da Universidade de Évora, participa no ciclo de “Webinars às terças” do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) subordinado ao tema "Conservação de Charcos Temporários Mediterrânicos: oportunidades e desafios".

Publicado em 26.09.2022

Cinema Natureza, este ano com a ribeira da Torregela Viva e Vivida, apresenta 4 documentários sobre rios.

Esta edição é dedicada a Fernando Moital que connosco sonhou encontros com os rios, os rios com as pessoas e as pessoas com os rios.

De 25.09.2022 | 21:00 a 25.09.2022

O InCarbon – Workshop Final  pretende, não só divulgar os resultados do projeto InCarbon, mas também juntar parceiros da Academia e da Indústria para uma sessão pública sobre a carbonatação como alternativa para armazenamento de CO2 em Portugal.

O projeto InCarbon procura avaliar o potencial de utilização de rochas máficas e ultramáficas na região do Alentejo para o armazenamento de CO2 que possa vir a ser capturado em instalações industriais. Enquadra-se nas tecnologias de mitigação das alterações climáticas por estudar um processo que permite aos sectores industriais e de produção de energia reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa.

Neste Workshop pretende-se dar uma visão das possibilidades de captura e armazenamento geológico de CO2 em Portugal, assim como apresentar metodologias inovadoras de investigação em captura e utilização de CO2 em resíduos industriais. Também haverá espaço para uma perspetiva sobre atividades da indústria cimenteira na área da carbonatação.

Em 29.09.2022

Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD) no âmbito do projeto Financiamento Plurianual 2020-2023 do CIMA , com a Referência UIDB/04674/2020, financiado por Fundos Nacionais através da FCT/MCTES.

De 17.08.2022 a 05.09.2022
Incoming e Retaining

A Fundação ”la Caixa” abriu concurso para 40 bolsas de pós-doutoramento Junior Leader para investigadores de excelência que pretendam continuar a sua carreira de investigação em Espanha ou Portugal na área CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

De 10.08.2022 a 07.10.2022