Notícias
Atividade pública de divulgação científica. Consiste na classificação biológica (taxonomia; a Família e a Espécie). Jogo de cartas de famílias de conchas de Moçambique. Observação de exemplares da coleção “Conchas de Moçambique do Professor António Martins Mendes”.Realiza-se no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, Avenida Vasco da Gama, Sines.
Equipa fresponsavel: Teresa Cruz (Escola de Ciências e Tecnologia, e MARE/ARNET).
Atividade pública de divulgação científica, consiste num divertido jogo, podemos saber mais sobre peixes migradores e perigos que enfrentam, e ajudar a criar um ambiente melhor para a fauna piscícola, realiza-se no dia 24 de julho de 2025. no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, Avenida Vasco da Gama, Sines.
Atividade pública de divulgação científica: aula de yoga para famílias inspirada na vida de animais de litorais rochosos entremarés. Realiza-se nos dias :
19 de julho de 2025, 18:00h - Antiga Escola Básica de Porto Covo;
25 de julho de 2025, 15:00h - Centro de Artes de Sines
Equipa responsavel: Inês Seabra (Escola de Ciências e Tecnologia, e MARE/ARNET).
Atividade pública de divulgação científica: os cetáceos e as tartarugas marinhas, o que os ameaça, por que dão à costa e o que fazer se os encontrar. Realiza-se na Praia Vasco da Gama (Sines). Encontro junto à bandeira dos nadadores-salvadores.
Equipa responsável: Francisco Neves e Beatriz Reis (Escola de Ciências e Tecnologia, e MARE/ARNET).
Atividade pública de divulgação científica. O que é um percebe? Como se alimenta? Como se reproduz? Como é o seu ciclo de vida? Realiza-se no dia 25 de julho no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, Avenida Vasco da Gama, Sines.
Equipa Responsável:Teresa Cruz (Escola de Ciências e Tecnologia, e MARE/ARNET).
Atividade pública de divulgação científica, consiste na observação, na maré baixa, de animais e algas marinhos para conhecer melhor a sua biologia. Decorre nos dias 18 de julho de 2025, 14:00; 20 de julho de 2025, 16:30; na Praia dos Buizinhos, a sul do Miradouro de Porto Covo.
Equipa responsável: João Castro, Joana Fernandes (Escola de Ciências e Tecnologia, e MARE/ARNET).
Rubrica semanal na Rádio Sines em que investigadores da Universidade de Évora e do MARE/ARNET são entrevistados sobre a sua atividade profissional, nomeadamente a realizada em projetos de investigação científica, prestações de serviço, apoio a atividades de ensino e atividades de divulgação científica. Acontece nos dias dias 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de julho de 2025.
A equipa Responsável:João Castro, Teresa Cruz, David Jacinto e Teresa Silva (Escola de Ciências e Tecnologia, e MARE/ARNET).
O evento anunciado no poster anexo culmina a avaliação dos alunos da unidade curricular Biologia do Desenvolvimento, com temas que no seu conjunto desenvolvem o respetivo conteúdo programático em toda a sua extensão.
A sessão é aberta ao público e pode ser vista no todo ou em parte, livremente.
Paulo de Oliveira
(responsável da UC Biologia do Desenvolvimento)
A alergologia veterinária está a entrar numa nova era. Com a chegada do diagnóstico molecular, os veterinários conseguem identificar com maior precisão os alergénios que desencadeiam reações alérgicas em cães, gatos e cavalos, possibilitando terapias mais específicas e eficazes.
A publicação de mais um número do nosso PontoECT dá continuidade ao nosso objetivo de divulgar a toda a Academia as atividades da nossa Escola.