Notícias

O projeto “AL Percebe”,  tem como principal objetivo a avaliação e melhoria do estado atual do percebe no Cabo de Sines, e a alteração da gestão da sua apanha através da transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores.

De 11.10.2019 a 11.10.2019
10:00 | Auditório do Centro de Artes de Sines

"Apenas 9% do plástico utilizado é reciclado. Ainda que a maioria dos plásticos sejam produzidos em centros urbanos, tem-se verificado um aumento do uso de plásticos na agricultura. Se não foram tratados ou reciclados, estes podem ficar nos solos, e entrar nos alimentos sobre a forma de micropartículas prejudiciais à nossa saúde." Para impulsionar um comportamento alinhado com os princípios da economia circular, encorajando as boas práticas, e ao mesmo tempo desenvolver uma possível solução para o problema dos plásticos na agricultura, pela produção de carvão activado, a Universidade de Évora é uma das entidades parceiras do projeto PlaCarvões.

Publicado em 30.09.2019
"É uma história com 520 milhões de anos que tentamos reconstituir"

O projeto “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo” (ZOM 3-D) está a lançar uma série de mini-vídeos sobre as suas atividades e a importância da geologia e os recursos minerais nas nossas vidas.

Publicado em 30.09.2019

O Paleo Fall Meeting 2019 está a decorrer até dia 28 de setembro no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ), congresso na área da Paleontologia que conta com uma exposição de fósseis portugueses.

Publicado em 27.09.2019

Opinião de Manuel Cancela d’Abreu

Fiquei muito surpreendido quando vi a notícia de que o Reitor da Universidade de Coimbra anunciou que, a partir de 2020, aquela Universidade iria eliminar o consumo de carne de vaca nas suas cantinas por ser a carne com maior produção de CO2. Surpreendi-me porque sempre considerei que as decisões tomadas a nível universitário deveriam ser tomadas com base em evidências científicas e, como alguém que estuda e trabalha há mais de 40 anos em nutrição de ruminantes, não é tão evidente assim o efeito maléfico da produção de bovinos sobre o ambiente e o seu contributo para o aquecimento global.

Publicado em 26.09.2019
Opinião de António Heitor Reis

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, pretende abolir a carne de vaca da ementa das 14 cantinas daquela instituição de Ensino Superior, a partir de janeiro de 2020.

Publicado em 20.09.2019

Estivemos à conversa com o paleontólogo Octávio Mateus, vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Alumni UÉvora, que deu as boas-vindas aos novos estudantes, numa sessão que decorreu no dia 16 de setembro de 2019, no Colégio do Espírito Santo, inspirando-os para esta nova etapa das suas vidas, "senti que estava a descobrir o mundo (...) foi uma experência absolutamente extraordinária!", referiu.

Publicado em 20.09.2019

A Universidade de Évora (UÉ) juntou-se à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que vai já na sua 18ª edição, desenvolvendo um programa de actividades que visa a atctividade física e estilos de vida saudáveis.