Professora da UÉ nomeada para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2022

Teresa Pinto Correia, Diretora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) e Professora do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Évora, foi recentemente nomeada, por despacho do Primeiro Ministro António Costa, para integrar o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

Recorde-se que Teresa Pinto Correia já tinha integrado o CNCTI em 2021, que pela saída do anterior Executivo sofreu restruturação e consequentemente a novas nomeações.

A sua investigação desenvolve-se nas áreas da dinâmica e gestão da paisagem rural, relações entre agricultura e paisagem, multifuncionalidade da paisagem, os processos de transição no espaço rural, políticas e decisões de gestão a várias escalas, e relações dos decisores e dos utilizadores com a paisagem.

O Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é um órgão consultivo do Governo em matérias de ciência, tecnologia e inovação, que funciona junto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da economia e da ciência e tecnologia.

Tal como referido no Despacho n.º 8427/2022, de 11 de julho, "compete ao Primeiro-Ministro, sob proposta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da economia, da ciência e tecnologia e do ensino superior, designar uma individualidade de reconhecido mérito, competência, integridade moral e experiência profissional nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, que preside ao CNCTI, bem como até 20 individualidades de reconhecido mérito representantes das instituições de I&D, dos centros de interface tecnológicos, das instituições de ensino superior, dos centros académicos clínicos, de redes e consórcios de ciência e tecnologia, do meio empresarial e da comunidade científica internacional".

Publicado em 12.07.2022