UÉ vê aprovado Projeto de Eficiência Energética para o Edifício António Santos Júnior no Polo da Mitra

No âmbito da candidatura da Universidade de Évora ao programa de “Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”, enquadrado numa medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Edifício Santos Júnior do Polo da Mitra da UÉ vai ser alvo de várias intervenções que visam a redução do consumo energético e o aumento da eficiência energética através da incorporação de fontes de energias renováveis, contribuindo para o aumento do desempenho energético do edifício e para a redução das emissões de gases de estufa.

É uma preocupação constante da Universidade de Évora proporcionar as respostas necessárias às exigências da vida académica dos seus estudantes, docentes, investigadores e funcionários, assumindo um compromisso responsável e consciente no que se refere à salvaguarda do bem-estar de toda a comunidade, e fomentando, através das suas ações, a proteção do meio ambiente e valorização do seu património de forma sustentável. Assim, as intervenções a realizar no edifício António Santos Júnior têm em vista a sua reabilitação energética e melhoria da sua sustentabilidade, esperando-se que produza efeitos tanto na economia local como nacional, estando esta intervenção alinhada com a prioridade da transição climática, promovendo a renovação do edifício na sua componente construída e dos equipamentos nele instalados.

As medidas propostas a aplicar na intervenção do edifício António Santo Júnior têm uma visão holística e integrada desenvolvida a pensar nas soluções construtivas já implementadas no edifício, privilegiando-se a melhoria das paredes exteriores do edifício, que não dispõem de isolamento térmico e de caixilhos envidraçados, procurando reduzir o consumo de energia pelos utilizadores dos espaços interiores, com vista a contribuir para a valorização de toda a envolvente, premiando a sua renovação. Por outro lado, tendo como ponto de partida que todo o equipamento é abastecido por energia elétrica, incidindo no sistema de iluminação e climatização, optando-se pela sua substituição, o e em alguns da climatização da substituição dos equipamentos com utilização do fluido R22. Complementarmente e procurando melhorar a gestão dos consumos energéticos, propôs-se a instalação de um sistema de gestão técnico centralizado de energia. Também se privilegiou nas opções de intervenção a implementação de um sistema solar fotovoltaico e de um sistema solar térmico que resultará na produção de energia com base em fontes renováveis para autoconsumo.

Tanto de forma isolada através do seu Relatório de Auditoria e Certificado Energético, como de forma conjunta com outros edifícios no Plano de Eficiência Energética ECO AP 2030, a intervenção de Eficiência Energética no Edifício António Santos Júnior contribui de forma significativa para os objetivos e metas do programa “Eficiência Energética na Administração Pública Central”, designadamente no domínio da descarbonização, das energias renováveis e da eficiência energética. De acordo com a conclusão do Relatório de Auditoria os contributos das melhorias propostas para a redução do consumo de energia primária é de 41,08% relativamente à situação existente.

A região do Alentejo onde se localiza o edifício tem sido uma das regiões mais afetadas com as alterações climáticas, investir na reabilitação energética do edifício irá contribuir para melhorar o conforto térmico, tornar o edifício mais preparado e adaptado para fazer face aos principais impactos como o aumento da temperatura máxima e o aumento da frequência e da intensidade de ondas de calor.

De acordo com os objetivos definidos no Pacto Ecológico Europeu, a aposta na eficiência energética dos edifícios é uma prioridade para a recuperação económica alinhada com a transição climática. Desta forma, este programa enquadra-se na iniciativa Europeia “Vaga de Renovação”, especialmente dedicada à renovação dos edifícios e que visa abordar as atuais baixas taxas de renovação em toda a União Europeia, procurando fornecer uma estrutura para que a renovação desempenhe um papel fundamental no apoio a uma recuperação verde e digital.

Trata-se do resultado da candidatura da Universidade de Évora ao programa de “Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”, enquadrado no Investimento “TC-C13-I02 – Eficiência energética em edifícios da administração pública central” da “Componente C13 –Eficiência Energética em Edifícios” do Plano9 de Recuperação e Resiliência português, cuja ficha de projeto se encontra disponível aqui.

Publicado em 10.11.2023