Investigadores da UÉ participam na Research Week da aliança EU Green

Mais de 100 investigadores de 9 países reuniram-se em Angers, de 26 a 29 de junho, para celebrar a 1ª Semana da Investigação no âmbito da Aliança Europeia EU GREEN. Um consórcio que conta com 9 Instituições de Ensino Superior, do qual a Universidade de Évora faz parte, e onde se traçam estratégias para desenhar a Universidade do Futuro.

Após uma sessão introdutória, a equipa da Universidade de Évora começou a colaborar com colegas investigadores das restantes universidades que integram a aliança da EU Green para debater ideias, encontrar pontos de interesse comuns, criar sinergias e apoiar colaborações entre parceiros, esperando que surjam propostas conjuntas de projetos de investigação orientados para a sustentabilidade.

Existem seis grupos de investigação principais na EU Green, aliança que é apoiada pela Comissão Europeia com um financiamento global de 14.4 milhões de euros para um ciclo de trabalhos de 4 anos, sendo que cada grupo trabalha temas diferentes baseados na sustentabilidade: Paradigmas emergentes para a Saúde e bem-estar, do qual fazem parte Célia Antunes, docente do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde e Sandra Branco, docente do Departamento de Medicina Veterinária da UÉ; Agricultura, alimentação e sustentabilidade ambiental, integrado por Fátima Baptista, docente do Departamento de Engenharia Rural, e por Maria João Cabrita, docente do Departamento de Fitotecnia da UÉ; Engenharia e tecnologia para o desenvolvimento sustentável, no qual marcam presença Luís Rato, docente do Departamento de Informática e João Figueiredo, docente do Departamento de Engenharia Mecatrónica da UÉ; Turismo sustentável para o património cultural e natural, do qual fazem parte Cristina Dias, docente do Departamento de Química e Bioquímica, e Maria do Rosário Borges, docente do Departamento de Sociologia da UÉ; Ciências da educação para o desenvolvimento sustentável, no qual marcam presença Assunção Folque, docente do Departamento de Pedagogia e Educação, Maria Ilhéu, docente do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, e Guida Veiga, docente do Departamento de Desporto e Saúde da UÉ; e, por último, Desafios na biodiversidade e função dos ecossistemas, no qual a UÉ está representada por Carlos Godinho, investigador do  Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED).

A estratégias de educação, inovação e cooperação da EU GREEN assentam nestes 6 Research Clusters, que irão nortear, entre outros, o planeamento de programas conjuntos de mestrado e doutoramento.

A equipa da UÉ foi liderada por Cesaltina Pires, coordenadora local da EU GREEN na Universidade de Évora, que esteve em representação de Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação. Participou ainda Rui Salgado, Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada da UÉ, que, conjuntamente com Cesaltina Pires, participou nas reuniões da Joint Research Commission da EU GREEN, onde foram tomadas decisões sobre financiamento e mobilidades para investigadores.

Esteve também presente Gonçalo Camarinha, participante na Task Force do Work Package da Investigação, cuja missão é identificar oportunidades de financiamento em que a EU GREEN possa participar, potenciando a submissão de projetos conjuntos.

Publicado em 12.10.2023