Palestra "Desafios, estratégias e práticas de restauro de pedreiras: o caso aplicado da SECIL-Outão"

Biosketch: Pedro A. Salgueiro é Investigador Auxiliar Convidado no MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, na Unidade de Biologia da Conservação, Universidade de Évora, com funções de coordenação no projecto “Estudo e Valorização da Biodiversidade, componente da fauna, na Propriedade SECIL – Outão”. Membro inscrito na Rede Portuguesa de Restauro Ecológico. Os interesses de investigação focam-se nos padrões de distribuição de espécies e comunidades em paisagens modificadas ou vulneráveis a mudanças; avaliar e reverter efeitos de degradação, perda de habitat e fragmentação, através de restauro ecológico.

Sinopse: As atividades extrativas são consideradas uma das indústrias mais prejudiciais para o ambiente, sendo responsáveis por perdas significativas de biodiversidade. A fábrica de cimento da SECIL-Outão, Setúbal, opera desde 1904 inserida no Parque Natural da Arrábida, o que eleva a preocupação com os impactes ambientais e ecológicos. Por essa razão, a SECIL investe regularmente na redução desses impactes, estabelecendo parcerias com Universidades. A parceria com a Universidade de Évora – em curso desde 2007 – assenta nas premissas do restauro ecológico e da ecologia aplicada, visando minimizar os impactes da exploração das pedreiras sobre as comunidades faunísticas, e desenvolvendo condições para a recolonização natural das áreas recuperadas. Nesta palestra, serão focadas as estratégicas e linhas de ação desenvolvidas no âmbito do projeto.

Organização: Profª. Doutora Sofia Capelo, DPAO, ECT-UÉ

De 10.02.2023 a 10.02.2023