UÉ acolheu Conferência Internacional sobre Engenharia de Dados Inteligente e Aprendizagem Automática

A 24ª Conferência Internacional IDEAL - International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning - sobre Engenharia de Dados Inteligente e Aprendizagem Automática trouxe ao Colégio do Espírito Santo tópicos emergentes e desafiantes na análise inteligente de dados, extração de dados e sistemas e paradigmas de aprendizagem associados, contando com participantes internacionais de diversas proveniências, desde a Coreia do Sul ao Brasil, passando pela Índia.

Este encontro anual proporciona uma oportunidade única e um fórum estimulante para apresentar e discutir os últimos avanços teóricos e aplicações reais em Inteligência Computacional e Análise Inteligente de Dados, tendo como principal foco temas de grande relevância atuais. “Neste sentido, a realização desta conferência em Évora representa um reconhecimento internacional da investigação que aqui é realizada e permite, ainda, dar-lhe uma maior visibilidade e potenciar a criação de ligações internacionais”, explicou Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade de Évora e docente do Departamento de Informática.

Esta cimeira de três dias com palestras, atividades e workshops, “permitiu, por um lado, que os nossos investigadores e os nossos alunos tivessem um acesso direto à investigação que é realizada noutros locais do mundo e, por outro lado, permitiu que esses investigadores conhecessem melhor o que está a ser feito em Évora. Como resultado desta interação posso referir que já foram identificados projetos de investigação a desenvolver em colaboração com grupos internacionais”, destacou.

E é precisamente um congresso que convida à participação de investigadores de várias partes do mundo e que permite atrair profissionais qualificados para a Universidade de Évora, possibilitando que a cidade de Évora se associe internacionalmente à produção de conhecimento científico. “Estamos confiantes que poderá ser um contributo bastante positivo para a atração de elementos altamente qualificados para a região do Alentejo. Já como resultado deste evento foi-nos transmitida, por parte de vários investigadores, a intenção do estabelecimento de acordos de mobilidade com a Universidade, de forma a permitir a realização de estágios e de estudos de pós-graduação em Évora”, realçou Paulo Quaresma, ‘general chair’ do evento.

Também Teresa Gonçalves, docente do Departamento de Informática da UÉ, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do programa científico deste congresso, e Vítor Nogueira, Pró-Reitor para a Transformação Digital e Ciência Aberta e docente do Departamento de Informática da UÉ, integrou o comité responsável pelas sessões especiais da IDEAL 2023.

Publicado em 29.11.2023