No Dia Nacional dos Cientistas os Caminhos do Conhecimento vão dar a Évora

No próximo dia 16 de maio, a cidade de Évora é o centro das celebrações do Dia Nacional dos Cientistas. É uma homenagem às mulheres e aos homens que se dedicam à ciência e contribuem com o seu trabalho para o progresso da sociedade.

Este dia foi instituído em 2016 para celebrar e reconhecer a contribuição inovadora da comunidade científica no avanço do conhecimento. A data do nascimento de José Mariano Gago – dia 16 de maio - foi escolhida para homenagear o seu legado. No ano em que José Mariano Gago completaria 75 anos é importante refletir sobre os desafios que a humanidade enfrenta e antecipar as transformações futuras. “Estamos perante um dos maiores desafios da nossa Era. Urge tomar decisões", avança Rui Dias, da Universidade de Évora e comissário do Dia Nacional dos Cientistas em 2023.

Na atualidade, o impacto que as atividades humanas têm no equilíbrio do planeta é alvo de um intenso e acalorado debate. Mark Maslin, da University College London, é o cientista convidado para mostrar a sua visão inovadora sobre esta temática, que será abordada no Dia Nacional dos Cientistas, no Palácio de D. Manuel, em Évora. Por toda a cidade, cientistas levam a ciência às escolas, às ruas e aos jardins. Cada escola recebe um cientista para falar com crianças e jovens sobre o seu trabalho. Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, será uma das cientistas a marcar presença.

A cidade de Évora vai estar aberta à ciência: há percursos de turismo científico para conhecer a geologia da cidade, a ciência que se esconde num copo de vinho ou uma expressão musical nos jardins do Palácio D. Manuel.

Iniciativa promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e organizada pelo Centro Ciência Viva de Estremoz e pela Universidade de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Évora.

Neste dia todos os Centros Ciência Viva têm entrada gratuita.

Programação aqui

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído pela Resolução da Assembleia da República nº 228/2016 (aprovação em 27 de outubro de 2016).

Publicado em 10.05.2023