Notícias

"Apenas 9% do plástico utilizado é reciclado. Ainda que a maioria dos plásticos sejam produzidos em centros urbanos, tem-se verificado um aumento do uso de plásticos na agricultura. Se não foram tratados ou reciclados, estes podem ficar nos solos, e entrar nos alimentos sobre a forma de micropartículas prejudiciais à nossa saúde." Para impulsionar um comportamento alinhado com os princípios da economia circular, encorajando as boas práticas, e ao mesmo tempo desenvolver uma possível solução para o problema dos plásticos na agricultura, pela produção de carvão activado, a Universidade de Évora é uma das entidades parceiras do projeto PlaCarvões.

Publicado em 30.09.2019
"É uma história com 520 milhões de anos que tentamos reconstituir"

O projeto “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo” (ZOM 3-D) está a lançar uma série de mini-vídeos sobre as suas atividades e a importância da geologia e os recursos minerais nas nossas vidas.

Publicado em 30.09.2019

O Paleo Fall Meeting 2019 está a decorrer até dia 28 de setembro no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ), congresso na área da Paleontologia que conta com uma exposição de fósseis portugueses.

Publicado em 27.09.2019

Opinião de Manuel Cancela d’Abreu

Fiquei muito surpreendido quando vi a notícia de que o Reitor da Universidade de Coimbra anunciou que, a partir de 2020, aquela Universidade iria eliminar o consumo de carne de vaca nas suas cantinas por ser a carne com maior produção de CO2. Surpreendi-me porque sempre considerei que as decisões tomadas a nível universitário deveriam ser tomadas com base em evidências científicas e, como alguém que estuda e trabalha há mais de 40 anos em nutrição de ruminantes, não é tão evidente assim o efeito maléfico da produção de bovinos sobre o ambiente e o seu contributo para o aquecimento global.

Publicado em 26.09.2019
Opinião de António Heitor Reis

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, pretende abolir a carne de vaca da ementa das 14 cantinas daquela instituição de Ensino Superior, a partir de janeiro de 2020.

Publicado em 20.09.2019

A Universidade de Évora (UÉ) juntou-se à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que vai já na sua 18ª edição, desenvolvendo um programa de actividades que visa a atctividade física e estilos de vida saudáveis.

Publicado em 20.09.2019

A Universidade de Évora (UÉ) recebeu esta segunda-feira, dia 16 de setembro, os novos estudantes que ingressaram no ensino superior. A Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, deu as boas-vindas aos cerca de 1000 estudantes que ficaram colocados na UÉ na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2019/2020.

Publicado em 20.09.2019

O projeto “ET STED Å VÆRE”, desenvolvido por alunos do terceiro ano da licenciatura em arquitectura paisagista da Universidade de Évora (UÉ) foi premiado no 56th IFLA World Congress 2019, um concurso mundial que decorreu em Oslo (Noruega), entre 18 e 20 de setembro.

Publicado em 19.09.2019

Os SASUE, continuando a promover ações de simplificação de procedimentos, disponibilizam a partir deste ano letivo a aquisição e reserva de senhas de refeição no SIIUE.

Publicado em 17.09.2019

A Universidade de Évora reabriu no dia 16 de setembro a Residência universitária Bento Jesus Caraça, aumentando assim a capacidade de alojamento. O momento foi assinalado pela Reitoria com uma visita ao edifício, no mesmo dia, às 10h00.

Publicado em 12.09.2019