Notícias

Investigadores do Instituto de Ciências da Terra, polo da Universidade de Évora (UÉ) desenvolveram um novo método para a avaliação do recurso solar combinando previsão numérica do tempo e redes neuronais artificiais (modelos computacionais). 

Publicado em 21.03.2022

Maria João Costa, investigadora da Universidade de Évora (UÉ) e coordenadora Laboratório de Deteção Remota (EaRSLab), que está a recolher dados sobre o fenómeno meteorológico.

Publicado em 21.03.2022

Uma equipa de investigadores da Universidade de Évora desafia os agricultores, associações, cooperativas e empresas a estarem atentos aos olivais. 

Publicado em 18.03.2022

Investigadores do Instituto de Ciências da Terra, polo da Universidade de Évora (UÉ) desenvolveram um novo método para a avaliação do recurso solar combinando previsão numérica do tempo e redes neuronais artificiais (modelos computacionais). Este método permite melhorar significativamente a previsão da radiação solar, possibilitando a geração de mapas do recurso solar na região Sul de Portugal fiáveis e com uma resolução espacial de 1.25 km. De grande utilidade estes mapas são úteis no planeamento e desenvolvimento de projetos de sistemas de energia solar.

Publicado em 18.03.2022

A Universidade de Évora acolhe a primeira Conferência Nacional Copernicus. Este evento pretende reunir os utilizadores portugueses do Programa Europeu de Observação da Terra, para dois dias de partilha e troca de experiências.

De 22.03.2022 a 23.03.2022

 A UÉvora foi representada por uma comitiva conformada pelo Sr. Vice-reitor, Professor Soumodip Sarkar, a Profª Teresa Gonçalves (Dept Informática) e o seu servidor (Dept Matemática).

 

Publicado em 10.03.2022

 

Em diálogo com Feliz Minhós, vamos conhecer o Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA), sediado na Universidade de Évora. 

In Nascer do Sol - Perspetiva Atual- 28-02-2022

 

Publicado em 07.03.2022
Edição 2022   A comissão de curso de pós-graduação "Ambiente, Sustentabilidade e Educação" convidou um conjunto de personalidades, académicos, investigadores e dinamizadores de experiências no terreno, para nos ajudarem a pensar a encontrar modos inovadores de intervenção e de construção de mundos mais viváveis. 

23 MAR Novas formas de Direito: natureza, crianças e clima Alexandra Aragão (Univ. Coimbra) Moderação: Mariana Valente e Pedro Andrade

Em 23.03.2022 | 17:30
Edição 2022 Ciclo de Palestras e Conversas ESTA TERRA AGORA! DESGOVERNOS E MODOS DE AGIR   A comissão de curso de pós-graduação "Ambiente, Sustentabilidade e Educação" convidou um conjunto de personalidades, académicos, investigadores e dinamizadores de experiências no terreno, para nos ajudarem a pensar a encontrar modos inovadores de intervenção e de construção de mundos mais viváveis. 

9 MAR Da Natureza João Bernardo (Univ. de Évora) Moderação: Maria Ilhéu

 
Em 09.03.2022
17:30 | CLAV

A Universidade de Évora, FENAREG e Associação de Beneficiários do Roxo organizam um seminário e visita técnica guiada sobre bombagem fotovoltaica para irrigação, em S. João de Negrilhos, 

Em 10.03.2022 | 10:00