Artigo no jornal Público
Canários, minas de carvão e alerta vermelho

O Prof. João E. Rabaça assina um artigo de divulgação explicando a importância da biodiversidade, um termo que — mais para bem que para mal — está a entrar no vocabulário dos políticos.

Publicado em 02.09.2021

II SEMINÁRIO LIFE-RELICT Restauro Habitats Naturais Monchique a decorrer no dia 16 de julho no salão de eventos das Caldas de Monchique.

Para mais informação consultar programa

De 16.07.2021 | 09:30 a 16.07.2021 | 15:30

Muitas das espécies de peixes nativas na Peninsula Ibérica são os pais de vastas comunidades piscícolas europeias. Pegamos no exemplo da lampreia-marinha, espécie ameaçada, que existe no planeta há 300 mulhões de anos. Como a estamos a preservar? E que património piscícola temos? Catarina Mateus, Silvia Pedro, Pedro Raposo de Almeida e Carlos Alexandre, investigadores do MARE da UNiversidade de Évora, explicam o que stá em causa no episódio 24 do magasin ambiental Biosfera.

Em 17.06.2021

Entre 31 de agosto e 3 de setembro decorre o International Symposium on Synthesis and Catalysis 2021 (ISySyCat21), a quarta edição desta iniciativa dedicada ao estudo da Química e de temas como a orgânica contemporânea, a organometálica, a síntese de polímeros ou a catálise, que são de relevância tanto para os químicos académicos como industriais.

De 31.08.2021 a 03.09.2021
09:00 | On-line & Colégio do Espírito Santo

Na sequência da notícia veiculada ontem relativa à atribuição do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles a Aurora Carapinha, arquiteta paisagista e professora da Universidade de Évora, esclareceu o  Júri do Prémio que “é totalmente alheio às notícias que circularam”, uma vez que “a decisão já foi tomada e, em conjunto com os premiados, foi acordado proceder à divulgação e entrega do prémio no mês de novembro”.

O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles é uma iniciativa conjunta do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Ordem dos Engenheiros, da Causa Real, da APAP - Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, e da Universidade de Évora que pretende homenagear a visão do Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.

Publicado em 26.05.2021

É com imenso orgulho que partilhamos a notícia da atribuição do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles à nossa Professora Aurora Carapinha.
Esta segunda edição é tornada pública justamente no dia da celebração do 99º aniversário do nosso querido Professor. O galardão foi atribuído ex-aequo a José Sá Fernandes, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa.

Publicado em 25.05.2021

O histórico posto de observação meteorológica da Torre do Sertório em Évora retomou a sua atividade na passada quinta-feira, 20 de maio de 2021. A re-instalação desta estação meteorológica resulta da colaboração entre o Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Publicado em 24.05.2021

No dia 12 de maio, a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, deu posse a três diretores eleitos das unidades orgânicas numa cerimónia pública que decorreu na Sala dos Docentes do Colégio do Epírito Santo da academia eborense.

Publicado em 14.05.2021

Investigadores no Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora confirmaram que o gradiente térmico à superfície entre o centro da albufeira e as margens permite o estabelecimento de brisas de lago e terra, numa zona onde a albufeira tem cerca de 2 km de largura de margem a margem.

Publicado em 13.05.2021

A comissão de curso da pós-graduação em AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO, tem o prazer de vos convidar a participar, no dia 12 de maio às 17:30,  na conversa online

A palestra/conversa é aberta a tod@s os interessad@s e será transmitida via Zoom link aqui

Palestra integrada no Ciclo de Palestras e Conversas “ESTA TERRA AGORA! DESGOVERNOS E MODOS DE AGIR.”

Em 12.05.2021