Notícias
Opinião de Manuel Cancela d’Abreu
Fiquei muito surpreendido quando vi a notícia de que o Reitor da Universidade de Coimbra anunciou que, a partir de 2020, aquela Universidade iria eliminar o consumo de carne de vaca nas suas cantinas por ser a carne com maior produção de CO2. Surpreendi-me porque sempre considerei que as decisões tomadas a nível universitário deveriam ser tomadas com base em evidências científicas e, como alguém que estuda e trabalha há mais de 40 anos em nutrição de ruminantes, não é tão evidente assim o efeito maléfico da produção de bovinos sobre o ambiente e o seu contributo para o aquecimento global.
Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, pretende abolir a carne de vaca da ementa das 14 cantinas daquela instituição de Ensino Superior, a partir de janeiro de 2020.
A Universidade de Évora (UÉ) juntou-se à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que vai já na sua 18ª edição, desenvolvendo um programa de actividades que visa a atctividade física e estilos de vida saudáveis.
A Universidade de Évora (UÉ) recebeu esta segunda-feira, dia 16 de setembro, os novos estudantes que ingressaram no ensino superior. A Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, deu as boas-vindas aos cerca de 1000 estudantes que ficaram colocados na UÉ na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2019/2020.
O projeto “ET STED Å VÆRE”, desenvolvido por alunos do terceiro ano da licenciatura em arquitectura paisagista da Universidade de Évora (UÉ) foi premiado no 56th IFLA World Congress 2019, um concurso mundial que decorreu em Oslo (Noruega), entre 18 e 20 de setembro.
Os SASUE, continuando a promover ações de simplificação de procedimentos, disponibilizam a partir deste ano letivo a aquisição e reserva de senhas de refeição no SIIUE.
A Universidade de Évora reabriu no dia 16 de setembro a Residência universitária Bento Jesus Caraça, aumentando assim a capacidade de alojamento. O momento foi assinalado pela Reitoria com uma visita ao edifício, no mesmo dia, às 10h00.
O número de estudantes internacionais matriculados em Licenciaturas e Mestrados Integrados registou este ano um aumento na ordem dos 50% em relação ao ano letivo anterior, dados que confirmam a tendência de crescimento dos últimos anos, numa altura em os resultados da 3ª fase de candidaturas estão ainda por apurar.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ) é parceira do projeto europeu eeres4water que pretende otimizar a gestão de energia de todo o ciclo da água com recurso a energias renováveis.
Três representantes portugueses alcançaram três medalhas nas finais do Internacional Earth Science Olympiad (IESO 2019) que decorreu de 26 de Agosto a 3 de Setembro em Daegu, na Coreia do Sul.