Centro de Interpretação dos Charcos Temporários inaugurado

O Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano foi inaugurado no dia 21 de maio, no sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes. Esta é uma iniciativa do Município de Odemira e da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, que decorre do projeto LIFE Charcos, que tem por objetivo promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais e turistas para a importância dos Charcos Temporários Mediterrânicos, um habitat de grande biodiversidade e riqueza ambiental.

Este Centro de Interpretação foi instalado num complexo de charcos existente num terreno municipal, que se localiza próximo da estrada de acesso à praia do Malhão, a norte de Vila Nova de Milfontes. Os Charcos Temporários Mediterrânicos que ocorrem na Costa Sudoeste de Portugal são um habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural. É na Costa Sudoeste que se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional. As práticas agrícolas mais intensivas, as alterações no uso dos solos e o urbanismo constituem um dos principais fatores de declínio deste habitat.

A flora e fauna que ocorrem nos Charcos Temporários são muito específicas e adaptadas à alternância de condições entre o solo inundado e seco, de acordo com a altura do ano, pois os charcos temporários são zonas húmidas em que a permanência da água depende da precipitação anual e das condições hidrogeológicas locais. Algumas das suas espécies de fauna, nomeadamente alguns crustáceos de água doce, são endemismos com uma área de distribuição muito reduzida. Os charcos representam um habitat essencial para a reprodução de anfíbios, sendo este o único habitat de água doce no qual se encontram quase todas as espécies de anfíbios da região. 

O Projeto LIFE Charcos é coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza, em parceria com a Universidade de Évora, Universidade do Algarve,  Município de Odemira e Associação de Beneficiários do Mira. O projeto é co-financiado pelo Programa LIFE da Comissão Europeia, e desenvolve-se no Sítio de Importância Comunitária da Costa Sudoeste, integrada na Rede Natura 2000, a Rede Europeia de Espaços Naturais. 

No dia 27 de maio, será dinamizado um Dia Aberto à População, a partir das 10.00 horas, com visitas guiadas aos participantes. Para mais informações para participar nesta iniciativa, contactar a organização através do e-mail ambiente@cm-odemira.pt.

Publicado em 24.05.2018
Fonte: GabCom | UÉ