Mensagem do Diretor da ECT

Sob a liberdade académica, a busca pela verdade deve basear-se basicamente nos interesses e ideias puros do indivíduo, desde que a importância e o valor académico sejam reconhecidos, mas ao mesmo tempo não podemos deixar de considerar o relacionamento com a nossa sociedade. Tais considerações devem vir de nossa responsabilidade geral por toda a humanidade, e não das modas da época .

Descrição do que Marie Curie considerava essencial quando entrou na Sorbonne Université.

Nos nossos tempos, em que o mundo é cada vez mais de curto prazo, é mais importante do que nunca perseguir o inesperado. Na verdade, é apenas praticando a ciência da descoberta que faremos descobertas verdadeiramente transformadoras e manteremos o nosso lugar na vanguarda.

Mais do que nunca os avanços científicos têm sido transformados em conhecimentos técnicos e tecnológicos que, por sua vez, têm constituído a alavanca do crescimento. No entanto, além de crescer, a sociedade precisa de se renovar e evoluir socialmente e, para isso, a ciência e a técnica têm de contribuir explicitamente através de um forte compromisso social. Não basta formar bons cientistas. Os bons especialistas que saem da ECT devem ser também pessoas cultas e cidadãos de corpo inteiro, comprometidos com a inovação social.

Por outro lado, muitos fenómenos são, pela sua própria natureza, interdisciplinares ou mesmo transdisciplinares. Assim, eles só podem ser compreendidos pela combinação de diferentes saberes. Torna-se, pois fundamental reforçar a interação dos conhecimentos disciplinares e especializados, para que a ciência, a técnica e a capacitação profissional sejam adequadas à solução dos problemas.

A ciência está em constante evolução, estimulada pela curiosidade, ato fundamental no mundo que nos rodeia. Não é apenas uma fonte de novas ideias, mas uma impulsionadora de inovação com ousadia.  E nós na Escola de Ciências e Tecnologia - o corpo docente, funcionários e alunos - abraçamos essa filosofia.

Com 12 departamentos com um dos espectros mais largos numa Escola de Ciências e Tecnologia: Biologia, Engenharia Mecatrónica, Engenharia Rural, Física, Fitotecnia, Geociências, Matemática, Medicina Veterinária, Paisagem, Ambiente e Ordenamento, Química e Bioquímica e Zootecnia, com 16 licenciaturas, com 19 mestrados, com 13 doutoramentos, com 9 Centros e Laboratórios de Investigação, os alunos podem escolher entre uma ampla variedade de programas, projetos e formações.

Com a importância do papel das universidades em sociedades em constante mudança procurando meios para enfrentar os desafios, a pergunta: "o que podemos fazer?" está sempre presente.

Estamos determinados a continuar a avançar e a contribuir para a sociedade através da promoção de atividades de investigação de ponta e de programas educacionais de qualidade.

E dispostos e empenhados num grande desafio que se coloca para a Escola, a busca de uma educação integral que tem por base a qualidade do ensino, da investigação e da extensão, sob os signos da igualdade, da inclusão, da democracia, da diversidade, da qualidade e da universalidade.

Clara Grácio