Spin off da Universidade de Évora na liga dos campeões das startups empresariais europeias

A Agroinsider, spin off da Universidade de Évora, tem o seu foco na área da Agricultura de Precisão e passou a primeira fase do "SME Instrument" europeu, considerado como a liga dos campeões das startups empresariais europeias.

Ao ter sido selecionada na primeira fase do processo, tida como altamente competitiva, uma vez que a taxa de aprovação ronda apenas os 5% das candidaturas apresentadas, a Agroinsider ganhou a possibilidade de apresentar a sua ideia e modelo de negócio numa segunda fase, onde o financiamento europeu pode chegar a 2,5 milhões de euros a fundo perdido.

O "SME Instrument" tenta descobrir e financiar ideias empresárias inovadoras e representa uma nova abordagem ao apoio das atividades de inovação e responder às necessidades de financiamento das empresas orientadas para a internacionalização, particularmente, aos jovens empreendedores na implementação de ideias de potencial e risco elevado.

O objetivo central é apoiar projetos de dimensão europeia que conduzam a mudanças radicais na forma como os negócios são efetuados, ao nível dos produtos, processos, serviços, marketing, entre outros, e abrange todo o tipo de PME inovadoras de modo a promover campeões do crescimento em todos os setores.

Este instrumento é composto por 3 fases distintas mas interligadas e com um esquema de coaching e mentoring para os beneficiários, não existindo por isso obrigação de candidatura sequencial às 3 fases: viabilidade tecnológica, técnica e económica; projeto de inovação; comercialização.

Recorde-se a que a Agroinsider, esteve presente no maior evento de tecnologia da Europa, o Web Summit, que decorreu no mês passado em Lisboa, sendo mesmo umas das 50 "startups" mais requisitadas pelos investidores, e umas das 8 "startups" portuguesas que figura nessa lista, conforme anunciou em comunicado a organização do evento

Publicado em 16.12.2016