Dia da Universidade de Évora 2016

Decorreram, no passado dia 1 de novembro, as celebrações do Dia da Universidade, que marcam o início do ano letivo, um dos momentos mais relevantes do ano para a academia eborense e que assinala a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559.

A sessão solene envolveu as intervenções da Reitora da UÉ, que se dirigiu à comunidade académica, referindo as metas alcançadas e apresentando a estratégia para o próximo ano, do funcionário não-docente, que apresentou uma retrospectiva da sua vida profissional na Universidade de Évora, do Presidente da Associação Académica e do Presidente do Conselho Geral.

“Paleontologia: Fósseis e Mitos” foi o tema da Lição Inaugural deste ano proferida pela Professora Ausenda de Cáceres Balbino. Outros momentos académicos se seguiram, com a atribuição de títulos de Professor Emérito, a atribuição de Prémios e Bolsas de Mérito a alunos e a habitual imposição das insígnias doutorais a recém-doutorados pela Universidade de Évora.

O programa desta edição incluiu, para além da sessão solene, várias propostas culturais, como atuações dos grupos académicos da UÉ nos Claustros do Colégio ou a inauguração da Exposição: Cruzeiro Seixas e Arte Postal, na Cisterna do mesmo edifício. O dia terminou com um concerto pela Orquestra da Universidade de Évora no Auditório do CES.

Publicado em 22.11.2016