NUCLEO AGRI
Ciências Agrárias têm nova plataforma de divulgação

A Affluenza, através do Núcleo de Estudos Agrícolas Affluenza Agri (NUCLEO AGRI), em parceria com os centros de investigação ICAAM e CEFAGE, da Universidade de Évora, lançou uma plataforma denominada NUCLEO AGRI (http://nucleoagri.affluenza.pt/) dedicada à divulgação de conteúdos diferenciados com origem nos centros de investigação portugueses e internacionais.

O NUCLEO AGRI tem como objetivo a divulgação de conteúdos ao nível nacional e restantes países CPLP. Apresenta-se com uma linha editorial própria e independente e pretende funcionar segundo uma lógica colaborativa. Integrado na operativa de divulgação por meios digitais o NUCLEO AGRI pretende constituir-se como um polo de atração de interessados na divulgação e no acesso a conteúdos diferenciados relativos às ciências agrárias.

A plataforma NUCLEO AGRI baseia-se em quatro temas chave de comunicação:

BIOTECNOLOGIA
Abordagem da investigação de ponta em biotecnologia, com ênfase nas aplicações na agricultura e alimentação.

AGROECOLOGIA
O tema ambiente é sempre bastante abrangente. Desde culturas negligenciadas ou recuperadas a técnicas de agricultura biológica e também formas de obter benefícios a partir dos avanços tecnológicos.

TECNOLOGIA ANIMAL
As diversas oportunidades para a produção animal, a adequação de raças ao clima, melhoramento animal, veterinária, construções e controlo de doenças.

ENGENHARIA RURAL
Avanços em agricultura de precisão, mecanização, irrigação, informação geográfica ou tecnologias remotas.

O NUCLEO AGRI é liderado pela investigadora Vanessa Duarte (PhD), Researcher Principal da Affluenza Agri, doutorada pela Universidade de Évora e membro do CEFAGE. Para além da gestão deste projeto é ainda responsável pela coordenação da equipa de estudos especializados.

Segundo a investigadora Vanessa Duarte (PhD), Researcher Principal da Affluenza Agri e líder editorial do projeto ”O NUCLEO AGRI pretende ser um espaço de agregação de informação das ciências agrárias e de discussão sobre temas pertinentes para a agricultura portuguesa. A nossa abordagem difere da oferta atual de espaços de discussão sobre agricultura já presentes nas redes sociais por se focar na vertente ciência e inovação”.

Como forma de salientar a aposta do NUCLEO AGRI em conteúdos diferenciados a investigadora adianta ainda que “Não se pretende discutir políticas agrícolas ou a bondade de esta ou outra medida governamental ou europeia, mas sim as oportunidades que a ciência e tecnologia trazem aos nossos empresários agrícolas, nomeadamente a divulgação de novas tecnologias, tanto com aplicação no território nacional como em regiões onde o investimento português seja relevante e muito em particular a divulgação da investigação científica nacional em ciências agrárias”.

Os temas cruzam-se e não se esgotam em quatro áreas estanques. Como tal, há espaço para temas extra, de especialistas de outras áreas, tais como inovação, tecnologia, economia, gestão, marketing, IT e temas financeiros, e que podem trazer mais-valias aos leitores, particularmente aqueles ligados ao setor agrícola.

Mais informações em http://nucleoagri.affluenza.pt/

 

Publicado em 02.03.2016
Fonte: GabCom | UÉ