Os cogumelos podem salvar a floresta

No âmbito dos cursos com incentivos PRR – nomeadamente cursos de curta duração conferentes de microcredenciais – estarão abertas as candidaturas no mês de março para o Curso “Cogumelos podem salvar florestas”

O curso será lecionado por Celeste Santos e Silva, investigadora do MED e docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, num total de 78 horas, em regime presencial e destina-se a licenciados nas diversas áreas das Ciências Exatas e Naturais.

Atualmente o nosso planeta enfrenta diversas ameaças que colocam em risco toda a biodiversidade e a própria estrutura da Terra tal como a conhecemos. Importa rapidamente alterar a forma como abordamos os diversos problemas para possibilitar a criação de novas
soluções baseadas no Eco e não no Ego, ou seja, focadas nos ecossistemas, dos quais fazemos parte, e não exclusivamente nos proveitos para o ser humano. Esta metamorfose de mentalidades só é possível quando compreendemos o mundo que nos rodeia como uma rede de comunicação biológica entre seres de diversos Reinos, que cooperam para a manutenção do ambiente que os suporta. As milenares relações entre os fungos e as plantas, que evoluíram conjuntamente em harmonia, e formaram o precioso solo que os suporta e sustenta, é um tema raramente abordado nos diversos ciclos de estudos, mas que certamente provocará uma profunda mudança na forma como nos relacionamos com todas as outras espécies do planeta.

 Fique a saber mais sobre as microcredenciais lecionadas por Celeste Santos e Silva neste podcast:  https://open.spotify.com/episode/0ip9zRBlEMTpaHAjvvLk7X

Ou em https://www.uevora.pt/estudar/cursos/cursos-formacao?curso=2739&ano=2023

De 07.03.2024 a 30.03.2024