6ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes - CNAI 16
Sociedade e Sustentabilidade

Realiza-se nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2016, na Universidade de Évora – Colégio Espírito Santo, a 6ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes (CNAI'16), dedicada ao tema “Sociedade e Sustentabilidade”. Este evento é organizado em parceria entre a APAI-Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (entidade de utilidade pública) e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora.

A CNAI, realizada a cada dois anos desde 2004, constitui já um fórum de referência a nível nacional, reunindo consultores, proponentes, autoridades de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e demais organismos da administração central, regional e local, bem como instituições de ensino e investigação, organizações não-governamentais e outros interessados na Avaliação de Impactes.

O objetivo da CNAI’16 é encaminhar os participantes a entrarem em diversas dimensões da sustentabilidade, ainda que sob a alçada da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), saindo das áreas temáticas e profissionais habituais discutidas em edições anteriores da CNAI. Assim, o Programa da CNAI’16 incluirá 44 sessões distribuídas pelos seguintes temas: Alterações Climáticas / Avaliação Ambiental Estratégica / Avaliação de Impacto Ambiental / Cidades, Ambiente e Ordenamento do Território / Energia / Economia Circular / Economia Social e Solidária / Ecossistemas e Biodiversidade / Governança e Desenvolvimento Institucional / Mobilidade e Transportes / Movimentos Sociais / Património e Identidade Cultural Políticas Públicas / Responsabilidade Ambiental / Resiliência e Coesão Territorial / Sociedade Civil e Participação / Tecnologia e Inovação.
O programa da CNAI’16 contará com a presença do Senhor Secretário de Estado do Ambiente na Sessão Solene de Abertura e incluirá duas sessões especiais sobre o tema principal desta edição. A Sessão Plenária sobre "Práticas Sustentáveis", no dia 19 de maio, e uma Mesa-Redonda sobre “Sociedade e Sustentabilidade”, no dia 20 de maio. Em ambos os momentos, a CNAI’16 conta com o importante contributo de personalidades e entidades de referência nacional em matéria de sustentabilidade.
Para desfrutar da gastronomia e cultura alentejanas, a Comissão Organizadora preparou um agradável programa social de convívio: para 19 de maio está prevista uma visita à Fundação Eugénio de Almeida (Jardim das Casas Pintadas, Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida e ao Paço de São Miguel), assim como um jantar de Conferência CNAI’16 na emblemática Pousada dos Lóios em Évora. No dia 20 de maio os trabalhos da Conferencia serão encerrados com o “Alentejo de Honra” onde atuará o “Chocalhofone” da Escola das Artes da Universidade de Évora, envolvendo os participantes na atmosfera cultural alentejana, legado recentemente denominado Património Imaterial da Humanidade. Com o propósito de envolver os participantes numa atmosfera sustentável e cultural, será realizada no dia 21 de maio a Visita Sustentável da CNAI’16, que inclui o “Trilho da Cartuxa” e o Enoturismo Cartuxa na Quinta do Valbom. Esta percurso pedestre urbano e agrícola entre o centro histórico da cidade de Évora e a Quinta do Valbom procura dar a conhecer aos participantes várias referências da Cidade de Évora, Património Mundial da Humanidade.

Consulte o Programa CMAI'16 em anexo

Organização: APAI | ECT
De 19.05.2016 a 21.05.2016
Colégio Espírito Santo