Erros Correntes em Instalações Prediais de Águas e Esgotos. Soluções para a Reabilitação das Instalações
Centro de Formação ECT

Público-Alvo: Estudantes de Engenharia  Civil e de Arquitectura, Engenheiros  Civis, Arquitectos e outros estudantes ou profissionais  de áreas afins.

 

Estudos recentes indicam que as instalações de águas e esgotos são responsáveis por perto de 90% dos problemas e incomodidades na utilização dos edifícios. Ruídos, faltas de pressão, odores, variações bruscas de temperatura ou problemas de qualidade da água são exemplos de problemas correntes nessas instalações,  que contribuem significativamente para a falta de conforto na sua utilização ou mesmo para problemas de saúde pública.

Em Portugal constata-se a existência de erros recorrentes em projeto e na instalação e redes prediais de águas e esgotos, contribuindo para os problemas atrás descritos e revelando a necessidade imperiosa de atualização técnica dos intervenientes nestes processos. A publicação recente de diversa normalização europeia no domínio das instalações prediais de águas e esgotos introduzindo novas conceções e soluções técnicas, reforça a necessidade de ações de atualização técnica em Portugal.

PROGRAMA: Apresentar e discutir erros correntes no projeto e na execução das instalações prediais de águas e esgotos, analisando as respetivas causas e consequências,  e atualizar conhecimentos sobre as soluções atualmente disponíveis para a reabilitação destas instalações.

CONTEÚDOS: No presente curso são apresentadas as fundamentações técnicas para os problemas habituais e descritas as soluções possíveis para a sua resolução. Estas soluções podem também ser adotadas em contextos de reabilitação.

  • Análise e discussão de erros correntes em projeto de instalações prediais de águas e esgotos.
  • Análise da evolução recente no domínio das instalações prediais de águas e esgotos, incluindo a recente normalização europeia.
  • Análise de novas soluções técnicas para a execução de redes prediais.
  • Resolução de problemas correntes nestas instalações. Fundamentação teórica. Soluções possíveis e seu dimensionamento.

Público-Alvo: Estudantes de Engenharia  Civil e de Arquitectura, Engenheiros  Civis, Arquitectos e outros estudantes ou profissionais  de áreas afins.
Carga Horária Total: 7h00
Calendário: 30/4/ 2014
Horário:10:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00
Regime: presencial

Responsável/ Coordenador: Madalena Moreira - Universidade de Évora
Nome do Docente/Formador: Armando Silva Afonso - ANQIP/Professor Associado Convidado da Universidade de Aveiro Engenheiro Civil, Docente na Universidade de Aveiro, Investigação na área de Redes Prediais de Águas e Esgotos. Presidente da Direcção da ANQIP - Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais.
 

 





Organização: ECT, em co-organização com a Ordem dos Engenheiros - DDE
Em 30.04.2014
10:00 | Sala 138 do Colégio Luís António Verney