Rui Figueira;Miguel Bastos Araújo;Cristina Vaz Tomé
Foto: cedida pelo autor
Investigador da Universidade de Évora premiado
GBIF premeia investigador português com prémio Ebbe Nielsen 2013

Miguel Bastos Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro Biodiversidade da Universidade de Évora, foi distinguido com a atribuição do prestigiado galardão EBBE NIELSEN PRIZE, concedido anualmente pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF).

O prémio foi entregue ontem, dia 10 de outubro, no Museu de História Natural de Berlim, durante o jantar do 20th Governing Board meeting do GBIF, no qual estiveram presentes a Vice-Presidente do IICT, Cristina Vaz Tomé, e o investigador Rui Figueira, coordenador do nó português do GBIF. Este prémio coincide com o primeiro ano de funcionamento do Nó Português do GBIF, coordenado pelo Instituto de Investigação Científica Tropical e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, online desde dezembro de 2012.

O investigador utilizará o prémio de €30.000 no desenvolvimento de um projecto que visa a implementação do “Ecotron”: uma plataforma com instalações experimentais que permitirá validar previsões do impacto de alterações climáticas sobre a biodiversidade em diferentes locais – o que irá contribuir para uma tomada de decisões mais assertivas sobre estratégias de conservação.

Cátedra Rui Nabeiro Biodiversidade

Publicado em 11.10.2013