UE cria Pós-graduação em Estudos Avançados em Recuperação do Património Histórico e Regeneração Urbana e Económica

Projecto de cooperação transfronteiriço

A Universidade de Évora em associação com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, com o Instituto Politécnico de Portalegre e com a Universidade da Extremadura cria uma Pós-graduação em “Estudos Avançados em Recuperação do Património Histórico e Regeneração Urbana e Económica”.

Trata-se de uma aposta em formação com especial interesse para a regeneração urbana e económica.

Este é um curso inovador e pioneiro, que tem como interesse consolidar uma rede transfronteiriça de cidades património mundial, reconhecendo a importância da defesa do património histórico e a contribuição da recuperação do património para o desenvolvimento económico da região, gerador de emprego e catalisador de atividades económicas. Além do interesse em conservar e manter o espaço urbano também se inclui a sua envolvente.

Houve especial interesse em constituir parcerias entre instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, assim como, promover a colaboração entre instituições do ensino superior e a comunidade.

Actualmente, esta Pós-graduação já conta com o apoio de várias Câmaras Municipais do Alto Alentejo e de Ayuntamientos de Extremadura (Espanha), nomeadamente: Câmara Municipal de Elvas; Câmara Municipal de Estremoz; Câmara Municipal de Borba; Câmara Municipal de Arronches; Câmara Municipal do Alandroal; Câmara Municipal de Vila Viçosa; Câmara Municipal de Monforte; Câmara Municipal de Campo Maior; Ayuntamiento de Badajoz; e Ayuntamiento de Olivença. Assim como, beneficia do protocolo de colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da colaboração do Laboratório Hércules da Universidade de Évora.

Este curso tem especial interesse para candidatos cuja formação de base se enquadre no domínio científico das Ciências do Património.

Directora de Curso:

Teresa Pinheiro-Alves (tpa@uevora.pt)