11.º U.E. Challenge

Realiza-se nos próximos dias 24 e 25 de Maio, a 11ª edição do “U.E. Challenge”, com organização do curso de Ciências do Desporto da Universidade de Évora e da Desafio Sul (empresa de animação turística especializada em atividades de aventura e parceira do evento desde o início).

O evento, que tal como no ano passado vai decorrer em 4 concelhos (Évora, Arraiolos, Avis e Mora), baseia-se na prática de desportos de aventura, tendo como principal objetivo proporcionar aos inscritos (em equipas de 4 elementos, obrigatoriamente mistas) dois dias de exploração de natureza, animação, convívio e multiactividades aventura.

A competição conta com desportos tão variados como jogos de equipa, manobras de cordas (rappel, slide, pontas suspensas), canoagem e orientação, entre outros, numa fórmula que tem conhecido um sucesso crescente ao longo dos anos, com os participantes a participar em dois rankings distintos em função da forma de deslocação escolhida: BTT ou Pedestre!

De destacar ainda que, tal como aconteceu nos últimos anos, incluído no evento, se desenrola o Encontro Regional de Multiatividades de Ar Livre (Desporto Escolar), que ao proporcionar a vinda de equipas de escolas, é uma garantia de animação e competitividade!

O primeiro dia inicia-se em Évora, onde as equipas escolhem as melhores estratégias para superar a prova de Orientação Urbana com multiatividades; à tarde, em Arraiolos, a actividade inicia-se com um assalto ao castelo, seguindo-se a realização da etapa em linha, a partir das 14h30; à noite, após um jantar conjunto, decorrerá em Avis um espetáculo com música ao vivo. No segundo dia realiza-se a Etapa Rainha, uma prova de orientação, com prática de vários desportos náuticos, com início às 9h30 na Barragem do Maranhão; por fim, termina-se no Fluviário de Mora às 14h30, experimentando o novíssimo parque de Arborismo aí situado.

No que se entende como um reconhecimento pela qualidade da organização deste evento, este ano conta-se com um leque de apoios, desde o apoio institucional da Universidade de Évora e Desporto Escolar, passando pelo fundamental suporte financeiro e logístico das Câmaras Municipais onde a prova vai decorrer (Évora, Arraiolos, Avis e Mora), e também alguns patrocinadores privados (Associação Académica da Universidade de Évora, Banco Espírito Santo, Cevalor, Coprapec, Delta Cafés, Diário do Sul, EveryBody, Publiplanície).

Convidam-se assim todos os interessados a juntar 4 amigos e inscreverem uma equipa para se virem divertir connosco ou, numa perspetiva menos aventureira mas igualmente saudável, aproveitarem a possibilidade de comparecer nos locais indicados e assistirem a um espetáculo desportivo raro no Alentejo!

Mais informações no website oficial da prova em http://uechallenge.weebly.com ou através das redes sociais em www.facebook.com/UEvora.Challenge.

Publicado em 20.05.2013