Homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da UÉ

A Universidade de Évora (UÉ) homenageou, no dia 7 de junho, os Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes numa cerimónia que teve lugar na sala dos atos do Colégio do Espírito Santo da UÉ

No ano letivo 2017/2018, o FASE-UE contou com 19 mecenas, o que se traduziu num montante de cerca de 110 mil euros, aplicados em apoios a 85 alunos, aos quais se juntam 3 alunos apoiados pela Bolsa Joana Vasconcelos e 2 pela Fundação EDP. Estes apoios são “decisivos, na esmagadora maioria dos casos, para estes alunos prosseguirem os seus estudos e não desistirem do futuro que planearam”, assegurou a Reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, na sessão, agradecendo a todos os mecenas pela contribuição de “extrema importância”, não só para os alunos, mas também para Universidade de Évora. A mesma ideia foi defendida pela Presidente da AAUÉ, Ana Rita Silva ao recordar as dificuldades que muitos alunos têm na progressão dos estudos por dificuldades económicas, considerando “indispensável” este tipo de apoio promovido pela Universidade de Évora.

O FASE-UE tem como objetivo prestar apoio aos estudantes em situação de emergência social ou com manifestas e comprovadas dificuldades económicas. O apoio prestado a cada aluno tem a duração de um ano letivo, podendo cada aluno candidatar-se em anos letivos seguintes, e pode envolver, de acordo com o grau de necessidade apurado, o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano em questão, senhas de refeição e/ou comparticipação dos custos de residência universitária.

A Bolsa Joana Vasconcelos apoiou 3 alunos, num montante total de 15 mil euros, e a Fundação EDP apoiou 2 alunos, num valor correspondente a 3 mil euros. A primeira é atribuída a estudantes da Universidade de Évora, de nacionalidade portuguesa, de baixo rendimento económico e com aproveitamento escolar, que frequentem o 2º. e 3º. ano do 1º Ciclo em Artes Visuais – Multimédia ou Design e/ou o 1º ano do 2º ciclo em Práticas Artísticas em Artes Visuais ou Design, do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora. No que respeita ao programa de atribuição de bolsas de estudo da Fundação EDP, denominado “EDP Solidária – Educação”, destina-se a comparticipar a formação de estudantes da UÉ que se encontrem inscritos nos cursos de 1º ciclo e Mestrado Integrado, possuam reconhecido mérito e, simultaneamente, apresentem carências financeiras.

A par do reconhecimento público dos mecenas envolvidos, decorreu ainda a Entrega de Cartas de Curso aos alunos que terminaram licenciaturas e mestrados no ano letivo 2016/17.

Foram mecenas, as empresas ou instituições: Glintt; AjaSul; CapGemini; Casa de Bragança; Cimpor; Delta Cafés; Direção Regional de Cultura do Alentejo; Família Noites; Fundação Eugénio de Almeida; Fundação Manuel António da Mota; Fundação Millenium BCP; Fundação Montepio; Fundação Oriente; Gorgal Trading, Lda/Interpackaging de Galicia, S.L.; JB Fernandes Memorial Trust I; Santa Casa da Misericórdia de Évora; SIAG; Tyco; Vila Galé Hoteis – Évora.

Publicado em 08.06.2018