Última Lição de Carlos Braumann

Carlos A. Braumann, nascido em Lisboa em 1951, é, desde março de 2018, professor catedrático aposentado da Universidade de Évora, tendo ingressado nesta Universidade em 1975 e nela desenvolvido quase toda a sua carreira académica. A última Lição deste professor de matemática decorreu , dia 23 de maio no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

“A Matemática, o Acaso e a Vida” foi o tema escolhido por Carlos A. Braumann justificado, em parte porque, como confidencia, a sua vida “resultou de uma série de acasos e desafios que surgiram sem esperar”, e naturalmente porque a maioria do tempo na UÉ foi dedicado ao estudo das “aplicações da matemática às ciências da vida, e ligações biológicas” encontrando, também aqui, “o acaso”.

“Foi no dia 10 de novembro de 1975, pelas oito horas de uma segunda-feira” a sua primeira aula na Universidade de Évora, momento que Carlos Braumann elege como um dos  mais “marcantes” que viveu na Academia,  aula que marca igualmente o arranque da restruturada Universidade de Évora -  recorda, onde “juntamente com os colegas José Rodrigues Dias e Mercedes Melo, lecionamos a disciplina Matemática I” acrescenta, com o sorriso e a simpatia que o caracteriza.

Para este professor catedrático da UÉ, o mais importante “é servir e dedicar-nos a causas; (…) se estamos neste mundo, temos que o deixar melhor do que o encontramos”. “Não devemos”,  como faz questão de referir, “olhar apenas para nós próprios”, concluí com sentimento de dever cumprido.

Questionado sobre as razões pela qual a matemática é tida como uma disciplina “mal-amada” pelos portugueses, (e não só) Carlos Braumann é perentório em afirmar que “um dos grandes problemas é a atitude da sociedade perante a matemática; as crianças são instrumentalizadas para considerar a matemática difícil. Se tal não acontecer, ou se, de alguma forma essa atitude for alterada, não vão achar a matemática difícil, porque de facto não o é”, remata com convicção.

Olhando para o futuro, Carlos Braumann continuará a desenvolver a atividade de investigação no Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA) da Universidade de Évora, que tem por objetivo criar novas ferramentas matemáticas, conceitos e teorias e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento matemático e da consciência cultural a diferentes níveis, entre outras atividades ligadas à matemática - afinal lecionou mais de uma trintena de disciplinas de todos os ciclos de ensino nesta Universidade.

Na Universidade de Évora, Carlos Braumann assumiu vários cargos, entre eles o cargo de Reitor, (2010-2014), e Vice-Reitor (1987-94), todos eles, assumidos sem exceção com “dedicação e grande gosto em servir esta instituição”. Foi Presidente do Conselho Científico (1999-2001), Presidente do Conselho do Departamento de Matemática e da Área Departamental de Ciências Exatas (2005-07, 1991) e Diretor do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (1994-99).

Concluiu a licenciatura em Matemática Aplicada na Universidade de Luanda com 18 valores, tendo sido galardoado com o Prémio Rotary Club de Luanda para o licenciado da Universidade com classificação mais elevada; na Universidade de Luanda foi monitor entre 1971 e 1973 e assistente eventual em 1974. Obteve o grau de doutor em 1979 na State University of New York at Stony Brook, onde esteve com uma bolsa da JNICT (1976-79). Fez provas de agregação na Universidade de Évora em 1988.

É membro do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações e membro eleito do International Statistical Institute (desde 1991), tendo a sua atividade científica e as suas publicações (das quais 90 foram sujeitas a arbitragem científica) incidido especialmente nas equações diferenciais estocásticas e suas aplicações, particularmente biológicas (dinâmica de populações, pescas, crescimento individual de animais, demografia, etc.) e financeiras. Participou e coordenou projetos de investigação e orientou pós-doutoramentos, teses de doutoramento e de mestrado, trabalhos de fim de curso e estágios.

Foi investigador visitante ou prestou colaboração em várias Universidades nacionais e estrangeiras e em escolas de Verão e foi orador convidado em inúmeras instituições e reuniões científicas nacionais e internacionais. É copresidente da 11th European Conference on Mathematical and Theoretical Biology (a realizar em julho de 2018), presidiu a comissões organizadores de várias reuniões científicas nacionais e internacionais e integrou comissões organizadoras e comissões científicas de muitas outras. Tem, desde 2007, integrado o júri do Reinhart Heinrich Doctoral Thesis Award, concurso internacional anual para a melhor tese de doutoramento na área da Biologia Matemática. É avaliador de variadas revistas científicas internacionais e participou em inúmeros júris de provas e graus académicos.

É perito avaliador da Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e integra a Mesa da Assembleia Geral do Centro Internacional de Matemática.

Exerceu as funções de Presidente da European Society for Mathematical and Theoretical Biology (2009-12) e da Sociedade Portuguesa de Estatística (2006-12). Foi membro do Conselho Superior de Estatística em representação do CRUP (1989-2002) e membro do CEIES (organismo consultivo para as questões estatísticas do Conselho Europeu e da Comissão Europeia; 2005-2008).

Publicado em 24.05.2018