Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas (COMA)

Está a decorrer na Herdade da Mitra, Universidade de Évora, mais uma edição do Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas (COMA) para alunos da Universidade de Évora, do Instituto Superior de Agronomia e da Escola Superior Agrária de Elvas.

Este Curso que se realiza desde 1982 em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Évora é já uma referência a nível nacional que em muito prestigia a Universidade de Évora.

A CNH Industrial Portugal disponibilizou, para o COMA, um tractor T7.210 AutoCommand (Caixa variação continua, 6 cilindros de 6728cm3, potência máxima de 212 CV com gestão de potência, apoio de braços SideWinder II) que incorpora um elevado nível de tecnologia. O Eng.º João Pedro Rego, antigo aluno de Agronomia, ex-formando e ex-monitor auxiliar do COMA e atual delegado de serviço da CNH Industrial Portugal, fez a apresentação do trator.

A Ag Leader, AAMS Ibérica, através do O Engº Carlos Escribano proporcionou uma sessão sobre equipamentos para agricultura de precisão.

O COMA contou também com a presença do Professor Ricardo Freixial numa sessão em que foi abordada a sementeira direta e respetivos equipamentos.

A 1 de setembro o COMA recebeu a visita de uma equipa de reportagem da RTP1 que gravou imagens e registou depoimentos.

_______________

Reportagem - RTP1
Rapazes e raparigas abdicam das férias para conduzir máquinas agrícolas

A Universidade de Évora promove durante o verão um curso de condutor de máquinas agrícolas. A iniciativa é destinado aos alunos dos cursos ligados à agricultura. De ano para ano, há mais rapazes e raparigas a trocar as férias de verão por aulas no campo.

Teresa Marques, José Carrilho – RTP
02 Set, 2015, 19:22 | País