Prémio APOM para equipa que integra Laboratório HERCULES

A APOM – Associação Portuguesa de Museologia, atribuiu o prémio para o melhor projecto de conservação e restauro do ano de 2014, pela obra de restauro do Retábulo e Cadeiral manuelinos da Capela-Mor da Sé do Funchal, a equipa que integra o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

A atribuição do prémio foi feita na sequência de uma candidatura submetida pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Madeira sobre o projecto desenvolvido no âmbito do World Monuments Fund, que financiou e supra coordenou todo o projecto.

O Projecto, que teve início em 2011 e terminou em 2014, foi desenvolvido pelo Laboratório José de Figueiredo - Direcção Geral do Património Cultural e o Laboratório HERCULES, e contou com uma equipa multidisciplinar, coordenada por António José Candeias, Director do Laboratório HERCULES e Docente do Departamento de Química da Universidade de Évora.

Este prémio, nas palavras de António José Candeias, é o “reconhecimento do trabalho, que se tem vindo a desenvolver nos últimos anos, de parceria entre o Laboratório HERCULES e outras instituições, em particular com o Laboratório José de Figueiredo, da Direcção Geral do Património Cultural”. O Director do HERCULES salienta ainda o contributo do World Monuments Fund e das instituições que se associaram ao projecto com uma dimensão e uma complexidade muito grande, que foi ao encontro do que é a estratégia do Laboratório HERCULES, partilhada com o Laboratório José de Figueiredo: “associar-se a outras instituições e desenvolver projectos integrados e poder criar projectos que sejam de referência com base naquilo que é o seu capital humano”.

O Laboratório HERCULES, criado em 2009, é uma infra-estrutura de investigação da Universidade de Évora, dedicada ao estudo e valorização do património cultural, com especial ênfase na integração de metodologias das ciências físicas e dos materiais em abordagens interdisciplinares.

RB/UELINE

Publicado em 07.07.2015