IIIº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) - Extremadura (Cáceres) 2015.

A Universidade de Évora – Departamento de Desporto e Saúde e a Universidad de Extremadura – Facultad de Ciencias del Deporte realizaram conjuntamente uma Ação de Publicidade/Promoção da Eurorregião EUROACE – ALENTEJO–CENTRO–EXTREMADURA denominada de IIIº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) - Extremadura (Cáceres) 2015.

A iniciativa realizou-se pela 3ª vez, em Cáceres e constou de um intercâmbio entre as duas Universidades de Espanha e Portugal, onde foram implicados 160 alunos das 2 Universidades. Os objetivos propostos foram superados visando em todo o momento o enriquecimento curricular dos alunos do curso de Ciências do Desporto das Universidades, mas principalmente da Universidade de Évora, que no âmbito da disciplina de Desportos Gímnicos tiveram oportunidade de intercambiar experiências dentro das diferentes disciplinas gímnicas, com professores e colegas de outro país, utilizando materiais e metodologias de ensino de excelência, inexistentes no Alentejo.

Este foi um evento de grande importância para a cooperação Universitária transfronteiriça, que ao mesmo tempo promoveu uma maior abrangência nas competências do profissional de Educação Física, com transferência para a sua futura área de ação (Alentejo). O contexto transfronteiriço foi sempre promotor de intercâmbios linguísticos e culturais, uma vez que as aulas foram lecionadas em conjunto (alunos espanhóis e portugueses em simultâneo), e em línguas diferentes (POR e ESP), existindo assim benefícios de aprendizagem mutua.

A visita teve também uma componente cultural pois foi proporcionado aos alunos uma visita ao “Casco” Antigo da Cidade de Cáceres, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1986, e que possui um dos conjuntos da Idade Média e do Renascimento mais completos do Mundo.

Na lecionação das diferentes disciplinas gímnicas estiveram implicados os professores implicados:

• JOSÉ PARRAÇA, PhD – Universidade de Évora
  • FRANCISCO LEÓN, PhD – Universidad de Extremadura
  • JESUS MUÑOZ, PhD – Universidad de Extremadura
  • LOLO UNIÓN, Lic. – Universidad de Extremadura
  • JUAN GOMES NAVARRETE, Lic. – Enso Cáceres Training
  • RAUL DELGADO, Lic. – La Raro 12

O IIIº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) - Extremadura (Cáceres) 2015, iniciou-se com a receção da comitiva portuguesa por parte do “Decano” da Facultad de Ciencias del Deporte de Universidad de Extremadura, o Prof. Doutor Guillermo Olcina, seguindo-se a visualização de um vídeo de apresentação do centro. No final da visualização do filme os alunos foram convidados a fazer uma visita guiada às instalações da Faculdade (complexos desportivos, salas de aula, piscinas, arrecadações e laboratórios). Entre as 11:30 e as 14:30 decorreram as aulas de ginástica propostas englobando todas as componentes da disciplina gímnica: GINÁSTICA ARTISTICA e alguns elementos de circo, nomeadamente:

• Solo em praticável de competição,
  • Tumbling,
  • Cama elástica,
  • Mesa de saltos,
  • Paralelas simétricas e assimétricas,
  • Argolas,
  • Barra fixa,
  • Cavalo com arções
  • Trave Olímpica
  • Roda Alemã,
  • Balança,
  • Barra russa.

Depois de almoço, realizou-se uma visita ao “Casco” Antigo da Cidade de Cáceres, seguindo-se uma “mesa redonda/debate” com o sócio maioritário da empresa Complexo Enso Cáceres Training o professor, Juan Gomes Navarrete, que falou de empreendedorismo, os pontos chaves da implementação de um complexo de Ginástica, as dificuldades, formas de financiamento, manutenção, publicidade, angariação de sócios e retorno financeiro. No interior do Complexo Enso os alunos puderam ainda executar algumas habilidades técnicas de Ginástica Artística num tumbling insuflável.

O IIIº Intercâmbio Gímnico Alentejo (Évora) - Extremadura (Cáceres) 2015 terminou com um workshop de acrobacias aéreas – Circo, da responsabilidade do professor Raúl Delgado, no complexo LA RARO 12, nomeadamente:

• Telas;
  • Trapézio;