Energia Solar: Caminhos do Futuro

Realizou-se na Universidade de Évora, nos passados dias 6 e 7 de Outubro de 2014, um Simpósio promovido pelo Instituto Português de Energia Solar, com o tema de Energia Solar: Caminhos do Futuro.

O primeiro dia foi dedicado à Alta Concentração Solar, para produção de eletricidade por via térmica e outras aplicações térmicas, bem como em combinação com o fotovoltaico. A primeira apresentação foi feita pelo Dr. Luis Crespo, presidente fundador da Protermosolar e presidente da ESTELA que falou sobre o estado da arte da produção de eletricidade via termosolar (CSP), a evolução do mercado mundial e evidenciou que o CSP com armazenamento já consegue produzir eletricidade a preços competitivos com outras fontes.

Na sessão da tarde, começaram-se as visitas pelo sistema HCPV da Glintt/Suncore (1MWe), e de seguida visitou-se a Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares de grande dimensão (PECS) e o campo de Ensaios de concentradores com recurso a sais fundidos como fluido de extracção de energia e de armazenamento (EMSP), em desenvolvimento pela  Cátedra BES Energias Renováveis, na Herdade da Mitra.

O segundo dia foi dedicado a fotovoltaico, engenharia e interação com a rede, nomeadamente em produção centralizada, integração em  edifícios (BIPV), entre outras aplicações. Este dia foi iniciado pela apresentação do Prof. Eduardo Lorenzo, da Universidad Politécnica de Madrid, que se focou nas questões relacionadas com a engenharia, diagnóstico e certificação de sistemas fotovoltaicos. Foram apresentadas várias metodologias novas desenvolvidas na UPM para medições de eficiência, perdas de energia devido a defeitos nos painéis como forma de controlar a qualidade dos painéis e da instalação.

O Simpósio contou com reputados oradores nacionais e internacionais, diversas entidades regionais, empresas do sector, e investigadores do projeto europeu PVCROPS (PhotoVoltaic Cost reduction, Reliability, Operational performance,Prediction and Simulation), do qual a Universidade faz parte. Estiveram presentes cerca de 120 participantes entre oradores, investigadores e alunos de várias universidades e centros de investigação.

O dia finalizou-se com a visita e inauguração dos sistemas BIPV, na Herdade da Mitra, que incluem uma bateria de fluxo do tipo Vanádio Redox e um banco de baterias de iões de Lítio, de última geração, desenvolvidas e ensaiadas no âmbito do projecto PVCROPS. A sessão de encerramento do Simpósio e a Inauguração contou ainda com o Sr. Director Geral da DGEG, Eng.º Pedro Cabral, Sr. Vice-Presidente da CCDRA, Dr. Rui Mendes, e com o Sr. Pró-Reitor Prof. José Calado na cerimónia de encerramento.

 

 

Publicado em 27.10.2014
Fonte: GabCom | UÉ