Ilustração: RTP2
Investigadores do CIEMAR participam no programa Bombordo

Investigadores do Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) da Universidade de Évora e do Centro de Oceanografia participam no 1.º episódio da nova série do programa Bombordo, emitido no passado sábado na RTP2, dedicado ao percebe, à sua pesca e biologia. O episódio pode ser visto na integra, aqui.

Este primeiro episódio do programa Bombordo retrata a apanha do percebe, o mais popular marisco português, nas falésias ingremes e agrestes da Costa Vicentina. São histórias dentro da história ou não fosse esta uma das atividades de pesca mais dura e arriscada da nossa costa.

As marés determinam o ritmo de vida destes homens, profissionais e amadores, as dificuldades que enfrentam, os perigos que correm e a violência da apanha. Há famílias com várias gerações de marisqueiros mas há também quem tenha largado um bom emprego e o conforto da cidade para se dedicar a esta vida. Compensa o risco? A gestão desta pescaria é o desafio que se impõe, numa altura em que a Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo luta pela certificação deste produto.

O Bombordo, programa dedicado à economia do mar e aos recursos da pesca, foi um programa de referência na RTP durante vários anos, estando agora de regresso, constituído por 13 episódios, com 25 minutos de duração cada.

Mais informações sobre o CIEMAR em www.ciemar.uevora.pt .

JS | UELINE

Publicado em 08.05.2014
Fonte: GabCom | UÉ