Ilustração: FCT
Universidade de Évora lidera dois projetos financiados pela FCT

Das 124 propostas recebidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no Concurso para criação de um Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico, a Universidade de Évora participa num total de 7, sendo líder de duas das propostas aprovadas para financiamento.

A UE é a instituição líder dos projetos “Infraestrutura Nacional de Investigação para a Energia Solar de Concentração (INIESC)”, sendo o investigador responsável Manuel Collares Pereira, através da Cátedra BES e “Plataforma Nacional Integrada para a Infraestrutura Europeia de Investigação em Património Cultural (IPERION-CH.pt), sendo António Candeias o investigador responsável, através do Laboratório HERCULES.

É objetivo deste concurso estabelecer um Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico. As propostas submetidas a concurso foram avaliadas com vista à sua introdução no Roteiro Nacional, sendo ainda criada uma base de dados de infraestruturas de investigação.

Subjacente à avaliação e construção do roteiro de infraestruturas de investigação estão os objetivos de estruturar o investimento com um horizonte de 6 anos, promovendo sinergias, e identificar áreas prioritárias de interesse nacional.

As propostas foram avaliadas segundo dois critérios: mérito científico e relevância estratégica.

Consulte aqui os resultados do concurso.

Publicado em 28.02.2014