Homenagem Professor João Santos Guerreiro

No centenário do seu nascimento iremos homenagear através de testemunhos dos seus antigos alunos, colegas e amigos, o saudoso professor João Santos Guerreiro.

Transcrevo um excerto da nota biográfica do Professor Luís Saraiva:

“…O Professor Guerreiro tinha um dom raro, que só pode existir naqueles que vivem a matemática por dentro, que a respiram: conseguia de forma clara transmitir a essência de cada assunto, sublinhando a elegância do raciocínio matemático. As suas classes eram não só um modelo didático, mas igualmente um modelo estético de como ensinar: ele sabia como poucos transmitir ao aluno a simplicidade e a beleza do que é profundo. Mas não foi só como professor que João Guerreiro foi especial. Foi igualmente inovador no seu modo de ser professor. Houve sempre algo de extraordinariamente sincero e compreensivo no modo como se relacionava com estudantes e colegas…”.

O professor João Santos Guerreiro lecionou na Universidade de Évora durante alguns anos ajudando na implementação da Matemática na Universidade de Évora.

 

Gostaríamos de contar com a presença de todos os queiram partilhar o seu testemunho pessoal ou simplesmente participar nesta homenagem.

 

Clara Grácio (Diretora da Escola de Ciências e Tecnologia- Universidade de Évora)

Feliz Minhós (Diretor do CIMA – Centro de Investigação em Matemática e Aplicações)

Vladimir Bushenkov (Diretor do Departamento de Matemática da Universidade de Évora)

 

Em 09.11.2023
10:00 | Anfiteatro 131 do CES