XI Congresso de Jovens Investigadores em Geociências Há 10 anos a aproximar jovens geocientistas

Um centro de investigação (o Instituto de Ciências da Terra), um Centro Ciência Viva (o de Estremoz) e duas Universidades (a de Évora e do Porto), juntam-se anualmente para, de uma forma informal, contribuir para a formação dos jovens geocientistas, em especial no domínio da investigação.

Entre os dias 27 e 30 de novembro 2021 realizou-se o XI Congresso de Jovens Investigadores em Geociências (XI CJIG), que constou de 4 dias de campo, intercalados com momentos de apresentações e palestras, fortalecendo a proximidade entre os polos do ICT de Évora e do Porto.

Este ano o XI CJIG celebrou 10 anos, proporcionando aos participantes a oportunidade de realizar cartografia geológica na zona de Aljezur sob a orientação dos geólogos Rui Dias (Univ. Évora; ICT-Polo Évora), Helena Sant’Ovaia (Univ. Porto; ICT-Polo Porto) e José Romão (LNEG) contando também com a colaboração do Professor Doutor António Ribeiro (FCUL). Como oradores convidados, contámos com o Professor Doutor António Ribeiro, que apresentou a comunicação “Soft Plate Tectonics” e com a recém doutorada Cláudia Cruz (FCUP; ICT-Polo Porto) que falou um pouco sobre os principais resultados e conclusões do seu doutoramento. Para além disso houve a apresentação de 13 trabalhos (5 comunicações em painel e 8 comunicações orai s) de temas bastante interessantes e diversificados. Como já vem sendo tradição, este ano houve também entrega de prémios, tendo sido entregue o “Prémio António Ribeiro” a Lourenço Crispim (FCUL), e três Menções Honrosas a Gonçalo Silvério (Univ. Évora; ICT-Polo Évora), Luís Portela (Univ. de Aveiro) e Marcela Rodrigues (FCUP; ICT-Polo Porto). O ICT dá os parabéns a todos os vencedores, com destaque aos estudantes que integram o nosso centro de investigação.

Obrigada à organização do XI CJIG que esteve a cabo da equipa do Centro Ciência Viva de Estremoz!

Em 27.11.2021
Anexos