Homenagem ao Professor Doutor Peter Carrott

No próximo dia 09 de dezembro de 2021, no âmbito do XI Encontro Nacional de Catálise e Materiais Porosos (XI ENCMP) e do II Encontro do Grupo do Carbono (II RGC), organizados pela SPQ, que deveriam ter ocorrido em 2020, mas que foram, entretanto, adiados para 2021 devido à pandemia de COVID-19, será prestada uma homenagem ao Professor Peter Carrott por iniciativa da SPQ e da Comissão Organizadora dos Encontros.Mais informações sobre este evento podem ser encontrados em xiencmp-iirgc.events.chemistry.pt. 

Há cerca de dois anos e meio, a comunidade académica foi surpreendida, no dia 1 de abril de 2019, pela notícia do falecimento do Professor Peter Carrott, Professor Catedrático da Universidade de Évora.

O Professor Peter Carrott deixou uma obra notável na Universidade de Évora, desempenhando atividades de relevo para o impulso do ensino e da investigação em Química na nossa Universidade. O grau de dedicação que colocou nas várias vertentes em que esteve envolvido, não só no ensino e investigação, mas também na gestão e extensão universitárias, granjearam-lhe o respeito dos seus pares e de todos os que com ele privaram. Em 2019, a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) prestou-lhe um tributo na forma de um texto do Professor José Luís Figueiredo publicado no Química, Boletim da SPQ (Química201943, 87. DOI: 10.52590/M3.P688).

A nível científico, o Professor Peter Carrott dedicou-se sobretudo à Adsorção e aos Materiais Porosos, nomeadamente Materiais de Carbono, áreas em que era reconhecido nacional e internacionalmente. Quando nos deixou, o Professor Peter Carrott era Presidente do Grupo de Carbono da SPQ e, no passado, havia sido também Presidente da Divisão da Catálise e Materiais Porosos da SPQ.

Além de um período em que lhe será feito um tributo, haverá também uma sessão do programa científico com o seu nome. Será uma oportunidade para voltar a recordar um Químico de grande valor e a quem a Universidade de Évora deve muito.

O Professor Peter Carrott continuará a perdurar na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver.

 

Os amigos não morrem: andam por aí, entram por nós dentro quando menos se espera e então tudo muda; desarrumam o passado, desarrumam o presente, instalam-se com um sorriso num canto nosso e é como se nunca tivessem partido. É como, não: nunca partiram. António Lobo Antunes

 

De 09.12.2021 a 10.12.2021