ATLAS DE LESÕES MACROSCÓPICAS EM RUMINANTES Isabel Mariano | Sandra Branco | Madalena Monteiro

Publicação do Livro para:

· Médicos veterinários
· Estudantes de Medicina Veterinária

 

Para mais informações consultar:https://www.lidel.pt/pt/catalogo/ciencias-da-saude/veterinaria/atlas-de-lesoes-macroscopicas-em-ruminantes/

A necropsia permite que o médico veterinário, através da observação e interpretação das lesões macroscópicas, formule um correto diagnóstico e, consequentemente, possibilita a implementação rápida de adequada terapêutica e/ou de medidas profiláticas.
A presente obra é única por apresentar as lesões macroscópicas das doenças mais frequentes no nosso país. Está dividida em capítulos respeitantes aos vários sistemas orgânicos, que integram a morfologia dos principais órgãos, as lesões macroscópicas em bovinos e em pequenos ruminantes, chamando também a atenção para as alterações cadavéricas e a forma de as distinguir de eventuais lesões. Inclui ainda um capítulo sobre algumas das intoxicações mais frequentes e um outro sobre a colheita e envio de amostras para laboratório, de forma a permitir que as amostras cheguem em boas condições.
Este atlas, com uma riquíssima iconografia, é composto por registos obtidos no exercício da atividade médico-veterinária, tanto no contexto clínico como laboratorial e será um imprescindível guia prático para médicos veterinários e estudantes, sendo as suas imagens uma excelente ajuda na identificação das várias doenças dos ruminantes.

· Colheita e envio de amostras para laboratório
· Sistema digestivo e glândulas anexas
· Sistema respiratório
· Sistema cardiovascular
· Sistema urinário
· Órgãos linfoides
· Sistema reprodutor
· Pele e glândula mamária
· Sistema musculoesquelético
· Sistema nervoso e órgãos dos sentidos
· Glândulas endócrinas
· Intoxicações

Em 15.11.2021