Seminário "O campo social da Sustentabilidade"

Seminário "O campo social da Sustentabilidade" - Profª. Doutora Carolina Lopes Araújo(http://lattes.cnpq.br/6017396316011154)

Dados biográficos: Carolina Lopes Araújo é Professora no curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB) pela Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB). Doutora pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Mestre em Gestão pela Universidade de Montreal (HEC-Montreal), no Canadá. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade da Universidade de Brasília (NELIS CEAM/UnB), é também colaboradora do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, pelo Pólo MARE-Nova, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Integra a Rede de Estudos Ambientais de Língua Portuguesa – REALP desde 2011. Seus temas de pesquisa prioritários são: gestão da sustentabilidade, participação social e estudos discursivos.

 

Sinopse: Vamos discutir as diferentes definições de sustentabilidade e provocarmo-nos a pensar a Sustentabilidade como um campo de disputas de interesse e de poder. Refletiremos ainda sobre as dificuldades de se endereçar os problemas complexos ligados aos desafios da sustentabilidade e buscaremos identificar algumas heurísticas que imperam sobre as narrativas (story-line) dos atores que compõem tal campo social. Vamos conhecer, ainda, como a análise discursiva crítica pode oferecer um ferramental metodológico aos estudos sobre sustentabilidade, sobre as decisões políticas e comportamentos sociais de promoção da sustentabilidade e de participação social.

 

De 04.11.2021 a 04.11.2021
16:00 | sala 131 CLAV