Diálogos para uma nova cultura:ambiente e literatura

 

A comissão de curso da pós-graduação em AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO, tem o prazer de vos convidar a participar, no dia 12 de maio às 17:30,  na conversa online

 

A palestra/conversa é aberta a tod@s os interessad@s e será transmitida via Zoom link aqui

 

Palestra integrada no Ciclo de Palestras e Conversas “ESTA TERRA AGORA! DESGOVERNOS E MODOS DE AGIR.” 



com Ana Cristina Carvalho  e Ana Paula Amendoeira

 

E a moderação de Aurora Carapinha 

 

Ana Cristina Carvalho nasceu em Lisboa em 1961 e vive perto de Sintra. Foi Engenheira do Ambiente (FCT Nova, 1986) do Instituto da Conservação da Natureza, entre 1986 e 2009. Sem perder de vista a sua formação base, aproximou-se gradualmente das Ciências Sociais.

 

É Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (FCSHNova, 2009), com a tese Climas de Mudança: Vulnerabilidade Humana às Alterações Climáticas, e Doutora em Ecologia Humana (FCSHNova, 2015), com uma investigação sobre a figuração literária da relação humana com a natureza e a terra na obra do escritor Ferreira de Castro.

 

Foi monitora e professora auxiliar convidada da cadeira de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Dep. Sociologia, FCSH) entre 2009 e 2017.

 

Atualmente é investigadora integrada do CICSNova: Projeto “Representações do Clima de Portugal continental em romances portugueses dos séculos XIX, XX e XXI ‒ e sua contribuição para a História Climática de Portugal e a Educação para a Sustentabilidade” (FCT CEEC2017).

 

Diretora e coeditora da coleção “Ambiente e Ecologia na Ficção Literária Portuguesa”, cujo primeiro volume, Alentejo(s), sai em Abril de 2021 (Ed. Colibri). Autoria de livros mais recentes: Carvalho, A.C. (2017). Terra Nativa - Natureza e Paisagem Humanizada em Ferreira de Castro; Carvalho, A.C. & Zanchi, L.(coord.) (2020). Amazónia - Imagens do Lugar nas Literaturas Portuguesa e Brasileira.

 

Ana Paula Amendoeira, mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, foi eleita em 2011 presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.

 

Desde 2012 é investigadora na Universidade de Coimbra, foi assistente convidada na Faculdade de Letras de Coimbra na área de Gestão do Património, e entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Ação Cultural, Educação e Ação Social no Município de Reguengos de Monsaraz. Atualmente é Diretora Regional de Cultura do Alentejo.

 

 

Aurora Carapinha, arquiteta paisagista, doutorada em Artes e Técnicas da Paisagem pela Universidade de Évora, onde é professora no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento. É também investigadora do Centro de História de Arte de Investigação Artística, instituto onde coordena projectos de investigação sobre a paisagem na cultura portuguesa e a transformação da mesma ao longo dos anos. Nas dezenas de trabalhos publicados em seu nome, observa-se uma grande preocupação com e devoção a questões ambientais, que trata frequentemente em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Em 12.05.2021