Fundamentos de Energias Renováveis

A formação visa desenvolver competências no âmbito das energias renováveis.

A Universidade de Évora continua a aprofundar a sua relação com São Tomé e Príncipe, contribuindo assim de forma crescente e cada vez mais empenhada na cooperação e desenvolvimento deste país africano de língua portuguesa, nomeadamente no que respeita às competências e à capacitação dos seus recursos humanos.

No âmbito de um protocolo entre a Universidade de Évora (UE) e a Direção de Recursos Naturais e Energia santomense (DGRNE), decorreu na UE, entre os dias 1 e 13 de Abril de 2019, o Curso de Formação em “Fundamentos de Energias Renováveis”, promovido pelos Departamentos de Física e de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da UE, e coordenado pelas Profs. Isabel Malico e Dulce Gomes. Contou também com a colaboração de 11 docentes dos Departamentos de Física e de Engenharia Rural e de investigadores da Cátedra de Energias Renováveis.

Este curso de formação teve como público-alvo os diretores de Energia, de Geologia e Minas, de Geologia e das Águas, da DGRNE, que se deslocaram propositadamente de São Tomé e Príncipe.

O curso teve uma duração total de 90 horas, ao longo das quais foram lecionados conhecimentos e partilhadas experiências nas áreas das energias da biomassa, solar, hídrica, eólica, geotérmica e oceânica e redes de energia elétrica, consideradas estratégicas para a sustentabilidade económica do país e uma maior autossuficiência energética, cuja formação de quadros permite potenciar. Para além dos módulos teóricos foram realizadas cinco visitas de estudo.

A realização deste curso e subsequente estreitamento das relações entre as partes permitiu ainda a assinatura de um protocolo entre a DGRNE e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), do Ministério do Ambiente e da Transição Energética de Portugal.

De 01.04.2019 a 12.04.2019
09:00 | Colegio Luis antónio Verney, Universidade de Évora