Wokshop II "Vinhos que pensam" - Plataforma Tecnológica Vitivinícola

09:00 às 13:00

Fundação Eugénio de Almeida

Neste momento, produzir um vinho excelente com produtividades muito baixas, não é um desafio para ninguém... desafio é, otimizar a produtividade da vinha mantendo um nível qualitativo elevado e uma maior sustentabilidade económica e ambiental do sistema produtivo. Temos também a certeza que os vinhos de excelente qualidade se fazem na vinha e foi na vinha, que a Universidade de Évora, em conjunto com os nossos parceiros regionais, tem apostado seriamente, na utilização de novas tecnologias como suporte à boa gestão e consequentemente à produção de uva/vinho de elevada qualidade. A agricultura de informação intensiva, permite hoje estudar processos que há meia dúzia de anos atrás seriam muito difíceis de estudar, são exemplos disso a informação produzida por sensores multiespectrais próximos e remotos, por sensores geofísicos, etc.

A investigação desenvolvida, permitiu perceber as mais valias das tecnologias experimentadas, permitindo por exemplo perceber que: i) os levantamentos geoeléctricos do solo são uma ferramenta fundamental na interpretação da variabilidade/qualidade do solo, à escala da parcela, apoiando a instalação de novas vinhas, a rega e a nutrição inteligente das plantas; e ii) os levantamentos multiespectrais da vegetação permitiram interpretar no espaço e no tempo a variabilidade da resposta vegetativa das plantas em função da qualidade hidrológica do ano, bem como, a detecção de deficiências hídricas e nutricionais.

Foi ainda criada uma plataforma tecnológica, à disposição do produtor e disponível na internet (http://inalentejo.uevora.pt/; nome de utilizador – anonimo e palavra passe – cabernet), onde o produtor poderá acompanhar online a cartografia produzida bem como ter acesso a relatórios das tendências e das evoluções semanais e multi-anuais dos índices associados às plantas.

Acreditamos seriamente que este novo tipo de ferramentas tecnológicas permitem apoiar o vitivinicultor em tomadas de decisão que há uns anos atrás lhe estavam vedadas, podendo dessa forma aumentar o conhecimento sobre a sua actividade e ao mesmo tempo a sustentabilidade da mesma.

Pprograma:

09:00-11:00 - Apresentação e discussão dos resultados de 3 anos de dados:
1 - Sensores geoelétricos do solo; 2 - Sensores Multiespectrais – conforto, Vigor e nutrição da vegetação; 3 - Plataforma vitícola
11:00-11:30 Pausa para café
11:30-12h30 Debate: Investigação/inovação em Viticultura: Necessidades do sector?
12:30-13h00 Cartuxa de honra

ICAAM - Informação complementar >>

Organização: ICAAM, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas
Em 17.12.2014
09:00 | Fundação Eugénio de Almeida