Análises Químicas Ambientais

duração: 4 semestres
120 ECTS (66 obrigatórios e 0 optativos em UCS; )
data de acreditação: 11/02/2016
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0602/6007

Apresentação

Este Mestrado pretende proporcionar uma formação complementar que responda às exigências específicas do mercado de trabalho actual, no âmbito da Química Ambiental, colmatando uma lacuna na oferta formativa a nível nacional, formando profissionais com capacidade de domínio em numerosas técnicas analíticas e metodologias de remediação, capazes de dar uma resposta adequada a problemas ambientais reais. Serão também asseguradas competências, que promovam a capacidade de conceber, projectar, adaptar e realizar um projecto de investigação científica, que satisfaça os parâmetros de qualidade e inovação internacionalmente aceites. Apresenta um conjunto de conteúdos que abarca um vasto leque de disciplinas que até hoje têm funcionado, no plano académico, de forma separada, mas que na actividade profissional estão interligadas. A maioria dos docentes estão envolvidos como responsáveis ou colaboradores em projectos de elevada qualidade científica, quer a nível nacional quer internacional, dada a necessidade crescente de promover a sustentabilidade ambiental nomeadamente através de estudos de impacto ambiental.

Saídas Profissionais

Indústria: intervir ao nível dos processos industriais, na óptica da prevenção de disfunções ambientais e implementação de mecanismos e tecnologias com vista à sua resolução; assegurar o controlo e manutenção de equipamentos de monitorização ambiental. Consultadoria Técnica: Mapear, propor soluções e supervisionar acções de descontaminação de solos, águas, etc; elaborar estudos de impacte ambiental para entidades estatais ou privadas. Laboratórios de análises ambientais: supervisionar o trabalho num laboratório de análises ambientais;desenvolver e implementar novos métodos analíticos; responsabilizar os técnicos pela aplicação das normas de qualidade e pela validação dos métodos analíticos.

Autarquias: i) Aconselhamento na área do ambiente; ii) Desenvolvimento de projectos no âmbito da legislação ambiental municipal; iii) Análise do risco de contaminação ambiental;

Investigação: i) Participação em projectos de investigação nacionais e internacionais.

Adjunto(s)

Cristina Maria Barrocas Dias
Maria Elmina Gouveia Barreira Lopes

Gestor Académico

Manuel Luís Casinha Brandão

Teses Concluídas

Clique aqui.