Química em Contexto Escolar

duração: 4 semestres
120 ECTS (60 obrigatórios e 0 optativos em UCS; )
data de acreditação: 26/01/2016
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0602/6343

Apresentação

O Mestrado em Química em Contexto Escolar pretende oferecer aos professores integrados na carreira docente dos Ensinos Básico e Secundário uma oportunidade de atualizar os conhecimentos em áreas emergentes da Química e adquirir simultaneamente as ferramentas didáticas que lhes permitam utilizar na sua vida profissional estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras, que contribuam para o sucesso da aprendizagem dos seus alunos. A formação ao longo da vida, concretizada através deste Mestrado, traz, sobretudo para a região onde a Universidade de Évora se insere, um contributo enorme para a formação da população jovem, influenciando dessa forma a própria sociedade. Os principais objetivos do ciclo de estudos proposto são o aprofundamento de conhecimentos científicos na área da Química e a sua articulação com os currículos dos ensinos básico e secundário; a implementação de metodologias inovadoras no ensino das ciências; o desenvolvimento de competências no domínio da planificação de experiências laboratoriais e educativas recorrendo a diferentes meios, incluindo as novas tecnologias de informação e comunicação; a integração de saberes culturais, científicos e tecnológicos na abordagem de situações e problemas do quotidiano e a adoção de metodologias de gestão e planificação laboratorial.

Saídas Profissionais

Este Mestrado insere-se na formação contínua dos professores que já possuem uma Licenciatura que lhes confere habilitação para a docência na área disciplinar de Física e Química (Grupo de Recrutamento 510 do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário). Pretende-se que este Mestrado constitua um enriquecimento e uma valorização profissional para quem já é professor, proporcionando simultaneamente algum benefício na progressão na carreira, conforme está previsto no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente. Este Mestrado está reconhecido pelo Ministério da Educação para progressão na carreira docente ao abrigo da Portaria 344/2008 de 30 de Abril.

Adjunto(s)

Jorge Ginja Teixeira
Margarida Figueiredo

Teses Concluídas

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