Bioquímica

duração: 6 semestres
180 ECTS (168 obrigatórios e 12 optativos em UCS; )
data de acreditação: 09/03/2016
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0602/9015

Apresentação

Trata-se de uma licenciatura que estuda os processos moleculares da vida, estrutura, funcionalidade, conexões e comunicação, sendo que vai buscar ferramentas e saberes a outras áreas da Ciência como a Química, a Física e a Biologia. Está focada em fornecer saber e competências fundamentais nesta área com ênfase para um ensino marcado pela experimentação: aprender fazendo! Faculta competências para a análise e produção de bio produtos, o controlo e otimização de bioprocessos, bem como para o desenvolvimento de investigação naqueles domínios nas áreas da saúde, agroindústria e ambiente, de maneira a preparar os seus alunos, de uma forma prática e abrangente, para os desafios do seu futuro.

Atividades de Investigação e Inovação nesta área são prosseguidas em Centros e Institutos de Investigação de excelência, tais como o ICT (Instituto de Ciências da Terra), MED- Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, o Laboratório HERCULES, o CHRC (Centro de Investigação Integrada em Saúde – Investigação, Educação e Inovação em Investigação Clínica e Saúde Pública) e o REQUIMTE-LAQV.

Saídas Profissionais

Investigação: Fundamental e aplicada na área das ciências da vida, saúde e ambiente; Indústria: Agroalimentar, farmacêutica, toxicologia, ambiental e controlo de qualidade; Saúde: Análises químico-biológicas e toxicologia; Docência; Administração de serviços estatais e regionais: Gabinetes de projeto e consultoria; Ensino.

Adjunto(s)

Ana Rodrigues Costa
Célia M. Antunes

Gestor Académico

Carolina Maria Santos Cruzeiro Camarinhas