Biotecnologia

duração: 6 semestres
180 ECTS (162 obrigatórios e 18 optativos em UCS; )
data de acreditação: 08/06/2016
prazo de acreditação(anos): 6
Cód. Par Estabelecimento/DGES: 0602/9016

Apresentação

 

A licenciatura em Biotecnologia na Universidade de Évora aposta numa formação que privilegia o aproveitamento dos recursos naturais. A via biotecnológica de produção de alguns bens está a tornar-se cada vez mais competitiva, sobretudo em áreas como a indústria farmacêutica, alimentar, agroindústria, agroquímica, e controlo ambiental, sendo as empresas de base biotecnológica reconhecidas como polos fundamentais de desenvolvimento sustentável.

 

O projeto educativo foi construído com base na experiência acumulada e na consulta de outras realidades nacionais e internacionais, o que permitiu desenvolver uma conceção abrangente, articulada e inovadora. Esta área de formação, devido à sua transversalidade, permite fácil mobilidade de formação, quer em diferentes áreas científicas, quer em diferentes instituições de ensino/investigação sendo um dos ramos da Ciência com grande empregabilidade no espaço europeu.

 

Esta licenciatura pretende contribuir para a formação de profissionais em biotecnologia, de modo a conferir-lhes uma perspetiva integrada e competências para a resolução de problemas em processos biotecnológicos nas áreas de Química, Agroquímica, Ciências da Saúde, Produção de Alimentos e Ambiente.

 

Saídas Profissionais

 

Este projeto está concebido para garantir diversas saídas profissionais em instituições públicas e privadas como autarquias, direções regionais, hospitais e empresas ligadas às ciências químicas, biológicas, agronómicas, da saúde e ambiente, procurando colocar nessas áreas indivíduos que constituam uma mais valia pelos seus conhecimentos. As competências desenvolvidas nesta licenciatura permitem aos graduados, quer uma entrada na vida profissional ativa quer o prosseguimento de estudos em diversas formações de segundo ciclo.

 

Adjunto(s)

Ana Teresa Caldeira
António Manuel Deométrio Rodrigues Lourenço Pereira
Carlos José Manaia Sinogas

Gestor Académico

Maria João Doutor Zorro